Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre completa 80 anos e diploma os associados mais antigos

Para marcar e celebrar os 80 anos, o sindicato realizou na tarde desta quinta, 17 de março, a diplomação dos mais antigos associados. Foram agraciados cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras com mais de 25 anos no quadro social


Há 80 anos, mais precisamente no dia 19 de março de 1931, um grupo de abnegados metalúrgicos colocou em prática um projeto acalentado alguns anos antes: fundar um sindicato para representar a categoria em Porto Alegre e Região. Começava ali a história de um dos principais sindicatos do Estado e do país.

Várias gerações tocaram essa construção a frente e hoje o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre se orgulha de ter uma trajetória de lutas e conquistas em favor dos atuais 35 mil trabalhadores e trabalhadoras de sua base. Se orgulha também de ter uma estrutura que dá assistência às famílias de pelo menos 10 mil associados, como a sede na capital, as subsedes em Cachoeirinha e Guaíba, um sítio em Gravataí e uma Colônia de Férias em Cidreira.

Diplomação e comemoração

Para marcar e celebrar os 80 anos, o sindicato realizou na tarde desta quinta, 17 de março, a diplomação dos mais antigos associados. Foram agraciados cerca de 250 trabalhadores e trabalhadoras com mais de 25 anos no quadro social da entidade, a maioria aposentados.

A diplomação foi conduzida pelo presidente da entidade, Lírio Rosa, acompanhado de outros convidados, como o diretor da Escola Técnica Mesquita, Jurandir Damin, e o assessor jurídico, Dr. Leônidas Colla, do escritório Woida Forbrig Magnago & Advogados Associados, que destacou a importância de se promover solenidades como esta, preservando a memória de luta da categoria e valorizando os antigos colaboradores. No final, um coquetel foi servido aos associados, direção, funcionários e outros colaboradores do sindicato.

Mais comemoração

Na noite desta sexta, 18 de março, a partir das 21 horas, no salão de eventos da Escola Mesquita, um ato político precede o baile de chopp em comemoração aos 80 anos do sindicato. Durante o ato, todos os ex-presidentes do sindicato serão homenageados. Será um momento de nostalgia e reflexão política sobre a trajetória da entidade nestas oito décadas. Além de associados, São esperados ilustres convidados, como o governador Tarso Genro, o ex-presidente Lula da Silva e o senador Paulo Paim.

Compartilhar

Veja também

Direção da Associação de Aposentados toma posse

Os números do Fórum Social Mundial

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.

CUT: combater a miséria com aumento do mínimo para R$ 580,00