O debate sobre o fim da escala 6×1 tem ganhado cada vez mais força nas ruas do Brasil, por ser uma pauta diretamente ligada à qualidade de vida do trabalhador. Essa luta, que já é antiga no movimento sindical, foi impulsionada pelas redes sociais e agora ganha um novo e importante capítulo com a realização do Plebiscito Popular. Mais do que uma consulta pública, o plebiscito propõe votar três questões fundamentais: o fim da escala 6×1 sem redução de salários, a isenção de impostos para quem ganha até R$ 5 mil por mês e a taxação maior para quem recebe acima de R$ 50 mil mensais. Trata-se de um momento decisivo, que pode pressionar o Congresso Nacional a aprovar mudanças urgentes na legislação para garantir mais justiça social e dignidade para a classe trabalhadora.

Durante os meses de julho, agosto e setembro, a população brasileira será convidada a participar desse processo democrático, e os resultados serão encaminhados ao Congresso, ao Supremo Tribunal Federal e ao Governo Federal. É um passo importante para que o povo tenha voz ativa nas decisões que afetam diretamente sua vida. Diante disso, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre não poderia ficar de fora dessa iniciativa que pode mudar a vida de milhões de brasileiros. Na última semana, abrimos uma urna oficial do Plebiscito em nossa sede, para que todos que visitarem o Sindicato possam votar. Até o momento, somos a segunda urna registrada na zona norte de Porto Alegre, e temos a responsabilidade de ouvir e representar nossa valorosa categoria metalúrgica.

Além da sede, o Sindicato também levará a urna até os locais de trabalho, garantindo que os trabalhadores tenham a oportunidade de participar desse momento histórico. A votação pode ser feita de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, na sede do Sindicato, localizada na Avenida do Forte, 77, em Porto Alegre. Também é possível entrar em contato conosco para organizar uma votação dentro da sua empresa. Participe! O Plebiscito Popular é uma oportunidade real de construirmos, juntos, um Brasil mais justo para quem vive do seu trabalho.

Confira outros locais de votação em Porto Alegre e região:
PORTO ALEGRE
- Sede da CUT/RS: Rua Dr. Barros Cassal, 283 – Floresta
- Sede da CTB/RS: Rua dos Andradas, 943 – Sala 1308 – Centro Histórico
- Casa de Cultura e Resistência na CB: Rua Lopo Gonçalves, 327
- CPERS: Av. Alberto Bins, 480 – Centro
- COCEARGS: Travessa Francisco de Leonardo Truda, 98
- Casa de Cultura e Resistência no Rubem Berta: Av. Adelino Ferreira Jardim, 310
- Diretório Central dos Estudantes da UFRGS: Av. João Pessoa, 41 – Centro
- Diretório Central dos Estudantes da UFCSPA: Rua Sarmento Leite, 245 – Centro
- SindBancários: Rua General Câmara, 424
- PT-POA: Rua Lopo Gonçalves, 647, Bairro Cidade Baixa, Porto Alegre
VIAMÃO
- Instituto de Educação Josué de Castro: Rua do Progresso 1000, Estrada Santa Fé, Parada 72, Assentamento Filhos de Sepé – Águas Claras
Para mais informações sobre o Plebiscito acesse o site: https://plebiscitopopular.org.br/
Luiza Alves – STIMEPA