Setor metalúrgico fatura US$ 54 bilhões em 2009

O setor metalúrgico alcançou faturamento de aproximadamente US$ 54 bilhões, em 2009, segundo a 16ª edição do Anuário Estatístico do Setor Metalúrgico. A siderurgia foi responsável por 53% desse total. Além disso, a metalurgia participou com 27,2% do saldo da balança comercial, 9,2% do Produto Interno Bruto (PIB) industrial e 2% no PIB nacional. O setor apresenta tradição exportadora e é base de outras atividades econômicas relevantes para o País, como a indústria automobilística, de construção civil e de bens de capital. 

O anuário foi divulgado na última terça-feira (22), pela secretaria de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia (SGM/MME). A publicação contempla estudos dos segmentos de siderurgia, ferro-gusa, ferroligas, não ferrosos e fundição no período de 2005 a 2009.

Para ver o anuário e também a prévia da Indústria Mineral 2011, acesse o endereço eletrônico http://www.mme.gov.br.

Compartilhar

Veja também

Diretor do Sindicato é eleito para a CIPAA na GKN com votação histórica

Com impasse nas negociações da campanha salarial, mobilização dos metalúrgicos irá se intensificar

Em todo o estado, os metalúrgicos representados pelos sindicatos filiados à Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS) estão recusando a proposta da patronal. Com a campanha salarial 2025/2026 a todo vapor e data-base em 1º de maio, as mesas tiveram mais uma rodada de negociação nesta semana

Aprovado projeto que institui passagem gratuita a alunos do ensino médio