RS fecha 11,2 mil vagas de empregos formais em maio, pior saldo do país

Resultado do mês passado foi o mais baixo para o período desde 2017

30/06/2019

 O Rio Grande do Sul teve o pior desempenho do país em maio no mercado de trabalho formal. No mês passado, o Estado fechou 11,2 mil empregos com carteira assinada. O resultado foi o mais baixo para o período desde 2017, quando houve o encerramento de 12,3 mil vagas. Os dados integram a pesquisa do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgada pelo Ministério da Economia na tarde desta quinta-feira (27).

O saldo gaúcho no mês passado decorreu da abertura de 84,9 mil postos e do fechamento de outros 96,1 mil. O desempenho contrasta com o verificado no país, que abriu 32,1 mil empregos em maio.

O resultado gaúcho foi influenciado, principalmente, pela agropecuária, que amargou o fechamento de 4,2 mil postos de trabalho. Segundo o economista-chefe do Sistema da Federação da Agricultura do Estado (Farsul), Antônio da Luz, o desempenho do setor reflete questões sazonais.

— O período é de entressafra. Com o fim do ciclo das lavouras de verão, há o encerramento de contratos de trabalho temporário — explica o economista.

Entre os setores, a indústria de transformação teve o segundo maior saldo negativo em maio. Conforme o Caged, as fábricas gaúchas fecharam 3,9 mil empregos. Comércio (-2,6 mil), serviços (-260) e construção civil (-223) também ficaram no vermelho. Na contramão, indústria extrativa mineral (52), administração pública (16) e serviços industriais de utilidade pública (10) tiveram saldos levemente positivos.

Mesmo com o desempenho em maio, o saldo acumulado pelo Rio Grande do Sul no ano segue no azul. Em 2019, o Estado registra abertura de 25 mil vagas formais. No acumulado de 12 meses, o saldo também é positivo, com 12 mil vagas criadas.

(Fonte: ZH)

Compartilhar

Veja também

Aposentadoria no Brasil cai para 61ª posição no ranking mundial

Antirreforma trabalhista completa seis meses e trabalhador não tem o que comemorar, afirma CUT-RS

Terceirizados da Refap conquistam acordo e encerram greve de 11 dias

Os terceirizados da Refinaria Alberto Pasqualini (Refap), em Canoas (RS), conquistaram uma proposta de acordo com avanços encaminhada pelo Tribunal Regional do Trabalho da 4ª Região (TRT4), que foi aprovada por ampla maioria na assembleia...