Robô enfermeiro da Escola Mesquita conquista o 1º lugar no Torneio de Robótica de Gravataí

A Escola Técnica José César de Mesquita, mantida pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, deu mais um motivo de orgulho à categoria. O projeto “M.JAP 2.0”, carinhosamente chamado de robô enfermeiro, foi o grande vencedor do 4º Torneio de Robótica de Gravataí, realizado nos dias 9 e 10 de outubro.

Desenvolvido por estudantes do Programa Jovem Aprendiz de Eletroeletrônica e do Curso Técnico em Informática, o robô foi criado para auxiliar as equipes de enfermagem do Grupo Hospitalar Conceição nas alas infantis, contribuindo para o cuidado humanizado de crianças em tratamento. A ideia combina sensibilidade e tecnologia — marcas que definem o espírito da Escola Mesquita.

A equipe Mesquitech, responsável pelo projeto, brilhou na competição que reuniu 41 equipes e garantiu o 1º lugar, levando também um slogan que encantou o público. De acordo com os jovens, o projeto é uma homenagem ao programa Jovem Aprendiz e também a Escola Mesquita (M de Mesquita, JAP de Jovem Aprendiz). 

Sob a orientação do professor Alisson Marques, os alunos Leonardo Cardoso, Natanael Gonçalves e Kauê Souza aprimoraram o robô e conquistaram não só o prêmio, mas também o reconhecimento pela criatividade e compromisso social.

Em outro momento, o professor comentou que os jovens representavam o melhor da Escola. “Esses jovens nos surpreenderam. São alunos fora da curva, comprometidos e com olhar voltado para o impacto humano da tecnologia”, destacou.

Durante o torneio, os diretores do Sindicato dos Metalúrgicos acompanharam de perto as apresentações e ficaram impressionados com o desempenho da equipe e o nível técnico dos projetos apresentados pela Escola Mesquita.

Educar para transformar

Mais do que um prêmio, a conquista representa o resultado de um projeto pedagógico que une inovação, sensibilidade e compromisso coletivo. A Escola Mesquita mostra, mais uma vez, que educar é muito mais do que ensinar, é inspirar, criar e transformar realidades. 

O sucesso do M.JAP 2.0 reforça o papel da escola como referência em educação técnica e inovação social, onde o conhecimento caminha lado a lado com o cuidado humano.

Compartilhar

Veja também

Inicia hoje o Fórum Social Mundial Palestina Livre

Sindicatos da região debatem estratégias de mobilização para a campanha salarial

As direções executivas dos sindicatos de metalúrgicos da região metropolitana de Porto Alegre e do Vale dos Sinos se reuniram na manhã desta segunda-feira (7), para debater as estratégias da mobilização para a campanha salarial 2025/2026. A reunião aconteceu na sede do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos de São Leopoldo e Região (STIMMMESL). Nos próximos dias, cada entidade irá lançar a campanha salarial na sua respectiva base

OIT alerta para surgimento de “geração perdida” de jovens sem emprego