Produção industrial sobe 0,60% em maio ante abril, diz IBGE

Dado pode sinalizar melhora da economia no segundo semestre do ano

02/07/2015

A produção industrial subiu 0,60% em maio ante abril, na série com ajuste sazonal, divulgou nesta quinta-feira (2), o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O resultado veio mais positivo que o esperado. Ficou fora do intervalo de expectativas dos analistas de 50 instituições ouvidos pelo AE Projeções, que esperavam desde queda de 1,20% a avanço de 0,50%, com mediana de -0,50%.

A melhoria da produção industrial pode sinalizar que a economia brasileira começa a reagir no segundo semestre deste ano.

Em relação a maio de 2014, a produção caiu 8,8%. Nesta comparação, sem ajuste, as estimativas variavam desde queda de 10,80% a retração de 6,40%, com mediana negativa de 10,00%.

No ano, a produção da indústria acumula queda de 6,9% até maio. Já em 12 meses, o recuo é de 5,3%.

O índice de média móvel trimestral da produção industrial registrou queda de 0,5% no trimestre encerrado em maio em relação aos três meses até abril, segundo o IBGE.

Fontes: IBGE, Jornal do Comércio

Compartilhar

Veja também

Sorteio do Confederativo define números das 3 motos 0km em evento realizado antes do sorteio da Colônia de Férias

Sindicato se une ao 28º Grito dos Excluídos e das Excluídas em Porto Alegre

Os diretores do Sindicato se uniram as mais de 3 mil pessoas que saíram às ruas de Porto Alegre na manhã ensolarada desta quarta-feira, 7 de setembro

1º de Maio é dia de defender os direitos trabalhistas