O empreendimento foi idealizado por trabalhadores cooperativados do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Alegre e faz parte do programa Minha Casa Minha Vida, do governo federal
Nesta sexta-feira, 30 de junho, o presidente Luíz Inácio Lula da Silva participou do ato para a entrega das chaves aos moradores do Residencial VIVER COOMETAL, empreendimento habitacional que nasceu como iniciativa do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre e seus associados.

Em seu discurso, Lula destacou o trabalho incansável de todos os envolvidos desde a concepção até a execução do projeto, que está beneficiando 446 famílias de trabalhadores metalúrgicos cooperativados e inscritos nos programas habitacionais que iniciaram no em 2012 pela CoohpNorte e Coometal.

O presidente também falou sobre o problema do déficit habitacional de sete milhões de moradias no Brasil e garantiu a retomada e renovação do programa Minha Casa Minha Vida para melhorar a qualidade de vida da população. Lula ainda fez duras críticas na questão da distribuição de renda e desigualdade social no país e no mundo, “Se tiver pouco dinheiro na mão de muitos significa progresso, distribuição de riqueza, aumento de consumo e elevar o padrão de participação das pessoas. É esse padrão que a gente precisa construir” afirmou Lula.

Os imóveis foram construídos na Estrada Caminho do Meio, em Viamão, graças ao subsídio do programa MINHA CASA MINHA VIDA e contam com 2 quartos, cozinha, sala, banheiro, área de serviço, pátio nos fundos e espaço para o carro na frente. Além disso, todas as residências são equipadas com sistemas modernos de captação de energia solar para aquecimento de água.
O empreendimento que deve beneficiar 1784 pessoas possui toda infraestrutura de água, esgoto, iluminação pública, energia elétrica, pavimentação e drenagem. Os beneficiários ainda terão acesso a transporte público, duas creches, duas escolas e um posto de saúde e um posto de segurança nas imediações.

Além de autoridades e convidados, também participam do ato O governador Eduardo Leite, o ex-governador e ex-ministro Olívio Dutra a tesoureira da Cooperativa Habitacional dos Metalúrgicos de Porto Alegre (Coometal), Loiva Medeiros e o ministro-chefe da Secretaria de Comunicação Social da Presidência da República, Paulo Pimenta.
João MIguel Lima, um dos gestores do empreendimento e dirigente da Coometal falou sobre as dificuldades no projeto “Foram quatro anos de obras. É difícil, não tem lucro, por isso a importância do poder público. Pelo Minha Casa, Minha Vida a gente teve suporte para conseguir um lugar melhor, com moradia de qualidade para a população de baixa renda”, explicou João Miguel

Fonte: Jean Lazarotto Santos – STIMEPA