Portão aberto não impede assembleia de trabalhadores da GKN

Na manhã da terça, 29 de maio, o Sindicato dos Metalúrgicos fez uma assembleia junto aos portões da GKN, de Porto Alegre, para tratar da campanha salarial. Irritados com a presença do sindicato e com a mobilização dos trabalhadores, a direção da empresa ordenou que um portão lateral fosse aberto para pressionar e induzir os trabalhadores a entrar para o trabalho, mas a manobra falhou porque, mais uma vez, os metalúrgicos mostraram união e consciência de classe e preferiram permanecer na assembleia, não se submetendo a este tipo de pressão patronal.
Na ocasião, foi discutida a forma pela qual a empresa vinha divulgando a reivindicação relativa ao reajuste do piso salarial. Segundo o diretor sindical da fábrica, Rafael Moretto, a GKN espalhou pelos murais da empresa opinião para confundir os trabalhadores e desqualificar a reivindicação de 14,75% nos pisos da categoria. Os diretores do Sindicato deixaram claro que a proposta visa um aumento proporcional do piso da categoria com o piso regional e que obviamente a reivindicação, caso seja aprovada, terá impacto maior em empresas cujos salários iniciais são iguais ou próximos do valor do piso da categoria.


Por fim, os dirigentes sindicais apresentaram o funcionário da GKN, Adriano Nunes da Silva, como um dos novos dirigentes da Federação dos Metalúrgicos. Junto com Jairo Carneiro, eleito presidente, Ademir Bueno, secretário de Finanças, e Claudir Nespolo, diretor efetivo, Adriano vai representar a nossa base metalúrgica no Estado e contribuir para estreitar os laços que unificam o movimento sindical metalúrgico por meio da Federação.

Compartilhar

Veja também

Redução de direitos trabalhistas em estados de calamidade já está valendo

MP do governo aprovada pelo Congresso altera relações trabalhistas em pontos como teletrabalho, banco de horas e férias e permite suspensão de contrato e redução de jornada com redução salarial

Analista aponta sinais positivos para o mercado de trabalho nos próximos meses

Dilma aumenta vantagem sobre Serra e chega a 59% dos votos válidos