Patrimônio das 62 pessoas mais ricas é igual ao da metade mais pobre

Riqueza dos 50% mais pobres do mundo caiu 41% entre 2010 e 2015

18/01/2016

Sessenta e dois milionários detinham a mesma riqueza de metade da população mundial em 2015, aponta novo relatório da ONG Oxfam, segundo reportagem do jornal britânico “The Guardian”. O número é bem menor que em 2014, quando era de 80, sugerindo aumento da concentração da riqueza do mundo. Em 2010, a riqueza das 388 pessoas mais ricas correspondia àquela da metade da população mais pobre.

O novo relatório, divulgado às vésperas do Fórum Econômico Mundial de Davos, na Suíça, sugere que é preciso uma ação urgente para lidar com a desigualdade no mundo.

O documento da Oxfam aponta, ainda, que a riqueza dos 50% mais pobres do mundo caiu 41% entre 2010 e 2015, apesar de um aumento da população mundial em 400 milhões de pessoas. No mesmo período, a riqueza dos 62 mais ricos teve ganho de US$ 500 bilhões, para US$ 1,76 trilhão.

“É simplesmente inaceitável que a metade mais pobre da população tenha não mais do que um pequeno grupo daqueles dos superricos. São tão poucos que caberiam em um ônibus”, afirmou, ao “The Guardian”, o diretor-executivo da Oxfam no Reino Unido, Mark Goldring.

Segundo ele, a preocupação dos líderes mundiais com o aumento da desigualdade até agora não significou ações concretas para assegurar uma melhor distribuição da riqueza mundial. “Em um mundo em que uma em cada nove pessoas vai para a cama à noite com fome, não podemos continuar a dar os ricos uma fatia cada vez maior do bolo”, disse.

Fonte: Folha de SP

Compartilhar

Veja também

Trabalhadores da CIBER se reúnem para decidir sobre banco de horas

Veja as 50 cidades que mais geraram empregos em 2010

Reforma trabalhista reduziu renda, não gerou emprego e precarizou trabalho