No dia 26 de março, Porto Alegre celebra 253 anos, e ao olharmos para a história desta cidade, percebemos que a conexão entre ela e os metalúrgicos vai além do que as palavras podem traduzir. O Sindicato, que nasceu há quase um século, encontrou seu primeiro abrigo no coração da cidade, próximo ao Teatro São Pedro. Não era nossa casa, mas ali, com o passar do tempo, começava a se desenhar nossa história. Logo mudamos para outro espaço, perto do Terminal Uruguai, ainda sem um lar próprio, mas com o mesmo fervor que pulsa nas veias do povo.

Com o tempo, a dedicação e a luta, conquistamos finalmente um lugar para chamar de nosso. E foi para a Zona Norte, onde o ritmo das fábricas ecoa e a força dos trabalhadores constrói Porto Alegre, que viemos. Fomos para perto da velha Indústria Wallig, que hoje, com seu nome, sela a memória de uma cidade que respira trabalho, e também dá nome à rua que a atravessa, como um marco da nossa jornada.

Na Zona Norte, encontramos a Praça José Cesar de Mesquita, no bairro Santa Rosa de Lima. Mesquita, o presidente mais admirado que o Sindicato já teve, tem seu nome imortalizado ali. Ele foi mais do que um líder sindical, foi um defensor incansável do povo, vereador de Porto Alegre e comandante do batalhão de trabalhadores na Campanha da Legalidade, em 1961, quando milhares ocuparam as ruas da Praça da Matriz, lutando pela democracia. Sua memória vive, também, na Escola Técnica Mesquita, onde jovens são preparados para o futuro, para a vida, e para os desafios que o mundo do trabalho impõe.

Os metalúrgicos sempre estiveram ao lado do povo de Porto Alegre. Fomos a categoria que mais contribuiu para a construção dos Arcos da Redenção, aquele que é, sem dúvida, um dos maiores símbolos da cidade e de nossa luta constante. Recentemente, nossa trajetória foi reconhecida pela Câmara de Vereadores, e ao carregarmos o nome de Porto Alegre, sentimos o peso e o orgulho de sermos parte viva dessa cidade.

No ano passado, quando Porto Alegre enfrentou a maior enchente de sua história, não podíamos apenas observar. Fomos nós que montamos o primeiro abrigo da cidade, e, no mesmo instante, partimos para as ilhas, resgatando famílias, levando-as para um porto seguro: nossa sede. Não havia outra escolha. Como não proteger o povo, aqueles que mais precisam, quando o coração da cidade nos chama?

Agora, quase um ano depois, é tempo de refletirmos sobre o que desejamos para nossa cidade. O que precisamos fazer para transformá-la no que sonhamos? Queremos uma cidade que valorize seu povo, que respeite o trabalho e invista nas indústrias, que floresça em cultura, saúde e educação. Queremos uma cidade que seja para os metalúrgicos, mas também para todos que nela buscam um espaço de alegria, dignidade e bem-estar. Uma cidade para todos nós, um lugar onde o povo possa, finalmente, viver e ser feliz.
Luiza Helena Alves
Comunicação do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre
Confira as próximas atrações do Aniversário da cidade
Terça-feira (25)
Churrasco Solidário
- Promovido pelo Mercado Público com apoio da Secretaria Municipal da Cultura. Serão distribuídos por voluntários, para até 5 mil presentes, carne, paella campeira, minicacetinho, refrigerante e haverá show de música de vários estilos
- Local: Largo Glênio Peres (em frente ao Mercado Público)
- Horário: 12h
Quarta-feira (26)
Ação educativa cultural com alunos de escolas da rede pública de ensino para 150 crianças
- Local: Museu Joaquim José Felizardo (Rua João Alfredo, 582)
- Horário: 8h30min
Encontro da Cultura com pessoas que circulam pelo Centro para cantar o “Parabéns a você” pelos 253 anos de Porto Alegre. O bolo será simbólico, não havendo distribuição para os presentes
- Local: Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10 – Centro Histórico)
- Palco inclusivo disponível para apresentações artísticas e culturais de Everton Machado Gaiteiro, Isabella Tramontina & Matheus Salazar, Mell Costa e Rodrigo Almada e Banda
- Horário: 11h
Quinta-feira (27)
Exposição Paisagens de Porto Alegre na pintura de Érico Santos
- Museu de Arte do Paço (Praça Montevidéu, 10)
- Horário: 18h
Aniversário da Cinemateca Capitólio
- Com sessão gratuita do filme A Mulher de todos, de Rogério Sganzerla (Rua Demétrio Ribeiro, 1.085)
- Horário: 20h
Cerimônia de premiação do Açorianos de Teatro Adulto, Circo e Tibicuera de Teatro Infantojuvenil
- Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575)
- Horário: 19h
Sexta-feira (28)
Cerimônia de Premiação do Açorianos de Artes Visuais
- Teatro de Câmara Túlio Piva (Rua da República, 575)
- Horário: 19h
Sábado (29)
Exposição Road Sense I
- Biblioteca Municipal Josué Guimarães (Avenida Érico Verissimo, 307)
- Horário: 14h
Baile da Cidade
- Parque da Redenção
- Atrações: DJ Carol Teodoro; Roda de Capoeira; Cláudia Quadros; Conjunto de Folclore Internacional Os Gaúchos; Nego Izolino; CTG Estância da Azenha; Xandele; Alma Gaudéria; Negra Jack; Banda Municipal 100 anos; Tributo a Charlie Brown; escolas de samba Mocidade da Lomba do Pinheiro, União da Tinga e Imperadores do Samba; Papas da Língua.
- Horário: 15h
Sábado (29)
Carnaval de Rua
- Circuito de Blocos da Orla
- Local: Rótula das Cuias (Avenida Augusto de Carvalho), no Centro Histórico
- Horário: meio-dia
Desfile do Bloco Areal da Baronesa
- Local: Praça Garibaldi, no bairro Cidade Baixa
- Horário: 16h
Circuito de Blocos Zona Norte
- Local: Praça México, no bairro Rubem Berta
- Horário: 17h
Piquenique Cultural Porto Alegre 253 anos – Memória & Identidade
- Aula aberta: uma experiência de aprendizagem com os profissionais da memória da Prefeitura de Porto Alegre e convidados (alunos e professores dos cursos de Museologia, Arquivologia e Biblioteconomia da UFRGS)
- Local: Museu Joaquim José Felizardo (Rua João Alfredo, 582)
- Horário: 17h
Domingo (30)
Carnaval de Rua
- Circuito de Blocos Leste
- Local: Praça da Juventude (Parada 12 A, bairro Lomba do Pinheiro)
- Horário: 12h
FavelaFolia – Apresentação de Blocos Carnavalescos – AMAVTRON
- Local: Avenida Cruzeiro do Sul (Esplanada da Grande Cruzeiro)
- Horário: 15h
Carnaval de Rua nas Ilhas – Apresentação de escolas de samba e blocos
- Local: Colônia de Pescadores Z5 (na Ilha da Pintada)
- Horário: 17h
Carnaval de Rua – Circuito de Blocos Zona Sul
- Local: Praça Macedônia, no bairro Restinga
- Horário: 17h
Domingo (30)
Apresentação de Rodrigo Almada e banda
Horário: 12h
Local: Praça Nelson Marchezan (bairro Cohab Costa e Silva)