Novo presidente da CUT divulga ações para o 2° semestre

Claudir Nespolo prestigiou assembleia que marcou o início do processo eleitoral no Stimepa

O novo presidente da CUT-RS, ex-presidente e atual dirigente do nosso sindicato, Claudir Nespolo, fez questão de prestigiar a assembleia realizada na noite de ontem, que marcou o início do processo eleitoral da entidade. Segundo metalúrgico de Porto Alegre a ocupar a presidência estadual da CUT (o 1° foi o também ex-presidente Jairo Carneiro), Claudir agradeceu o apoio dos metalúrgicos à sua eleição no último congresso (11° Cecut) e colocou-se à disposição de todos para compor a Comissão Eleitoral.

Por fim, Claudir Nespolo falou das resoluções tomadas pela central a partir do congresso e da crise que afeta os países ricos, especialmente na Europa, onde a classe trabalhadora já sente efeitos graves como o alto índice de desemprego e a retirada de direitos trabalhistas. “Embora a crise respingue aqui, felizmente o Brasil não sofre com este tipo de medidas neoliberais porque, com a pressão da CUT, os governos Lula e Dilma souberam criar mecanismos para proteger nossa economia nacional. Mas todo o cuidado é pouco”, argumentou, citando em seguida uma série de lutas que a CUT vai promover ou participar no 2° semestre, entre as quais a grande marcha a Brasília no dia 15 de agosto, para pressionar o Congresso Nacional a aprovar a redução da jornada, o fim do fator previdenciário e uma data-base para os servidores públicos. Quanto à luta em nosso estado, Claudir disse que a CUT vai continuar lutando para que o governo invista os 12% do orçamento na saúde pública, pelo fim dos pedágios e pela política de valorização do piso regional, que acaba influindo nos salários de todas as categorias organizadas. A CUT também vai lutar pela renegociação da dívida estadual junto à União, contraída pelo Governo Britto e que ceifará 13% do orçamento até 2028.

Compartilhar

Veja também

Marco Maia visita sindicato e anuncia votações importantes para a classe trabalhadora

Ibope: Só fato novo muda curso da eleição presidencial

Após audiência pública, surge luz no fim do túnel para barrar extinção da Ceitec

A audiência pública realizada no último dia 14 na Câmara dos Deputados, que questionou o absurdo processo de liquidação do Centro Nacional de Tecnologia Eletrônica Avançada (Ceitec), que felizmente se encontra suspenso pelo Tribunal de Contas da União