Notícias
 
7 de outubro, Dia Internacional de Combate ao Trabalho Precário
CUT e demais centrais sindicais fazem mobilizações para marcar rão passeata em São Paulo
07/10/2013


Macrossetor da Indústria da CUT divulga documento sobre a campanha


Hoje, 7 de outubro, trabalhadores e trabalhadoras do mundo inteiro realizam manifestações contra a precarização no trabalho, atendendo convocação da Confederação Sindical Internacional (CSI) para marcar a Jornada Mundial pelo Trabalho Decente, campanha que foi instituída em 2008. A data também marca o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Precário, organizado pela IndustriALL Global Union, a entidade mundial que representa metalúrgicos, químicos e trabalhadores na indústria têxtil.

No Brasil, as três categorias e as duas outras que compõem o Macrossetor da Indústria da CUT – trabalhadores na construção civil e na alimentação – assumiram a campanha da IndustriALL e se somaram aos trabalhadores de todos os segmentos na manifestação organizada pela CUT e demais centrais sindicais na Avenida Paulista, em São Paulo (SP), coração econômico do país.

Os metalúrgicos da CUT e da Força Sindical realizaram um ato em frente a uma concessionária da Nissan, na zona leste da capital paulista, como mais uma etapa da campanha em solidariedade aos trabalhadores da montadora no Mississipi (EUA), que sofrem com a prática antissindical da empresa. A montadora não permite a sindicalização dos trabalhadores e, em função disso, vários direitos deixam de ser cumpridos. A campanha é da UAW (Union Auto Workers), o sindicato dos trabalhadores das montadoras nos EUA, com apoio da IndustriALL e todas as suas filiadas no ramo metalúrgico. No Brasil, a campanha de solidariedade aos trabalhadores norte-americanos tem à frente a Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) e a CNTM (ligada à FS). O secretário geral e de Relações Internacionais da CNM/CUT, João Cayres, lembra que a entidade cutista assumiu a campanha da UAW desde o seu lançamento, em janeiro. “Além de salários e condições de trabalho inferiores às de outra planta da Nissan nos EUA, um dos principais problemas enfrentados pelos companheiros do Mississipi é o assédio moral”, lembra Cayres, referindo-se a todas as ações da empresa para barrar a sindicalização. “Em função de tudo isso, a Nissan precariza o trabalho naquela planta”, avalia.

Não ao trabalho precário

Sobre o Dia Internacional de Combate ao Trabalho Precário, o secretário de Política Sindical da CNM/CUT e metalúrgico de São Leopoldo, Loricardo de Oliveira, lembrou que a coordenação nacional do Macrossetor da Indústria da CUT decidiu abraçar a campanha da IndustriALL porque as condições adversas de trabalho são realidade em todos os setores. “Na construção civil e na indústria têxtil, ainda somos surpreendidos com notícias de trabalho escravo. No setor industrial, como um todo, os acidentes de trabalho e as doenças ocupacionais são provas concretas das condições precárias no trabalho”, exemplifica o dirigente.

Confira o documento das cinco confederações do Macrossetor da Indústria da CUT:

Combate à precarização: uma tarefa de toda a classe trabalhadora

Em 7 de outubro, vamos nos somar a trabalhadores (as) de todo o mundo no Dia Internacional de Combate ao Trabalho Precário

Em pleno século XXI, com inovações tecnológicas que transpõem barreiras e facilitam a vida da população, ainda somos surpreendidos com notícias de situações desumanas de trabalho, que afrontam a dignidade humana e que lembram o período medieval da história. Em vários setores da economia, trabalhadores e trabalhadoras são submetidos a condições degradantes para desempenhar suas funções, o que mostra a face mais perversa da lógica empresarial do lucro a qualquer preço.

Mesmo com todo o esforço das entidades sindicais, ainda constatamos que no ramo industrial brasileiro há trabalho análogo à escravidão em setores como o do vestuário e da construção civil. Se esta é a situação extrema do aviltamento das relações capital-trabalho, nestes e nos segmentos de alimentação, químico e metalúrgico há condições cotidianas inadmissíveis para o mundo atual, como o risco constante de acidentes (até mesmo fatais) e de doenças profissionais.

Junto com esses riscos, outros fatores também contribuem para degradar as condições de trabalho, como a rotatividade da mão de obra e a terceirização. Estes dois expedientes são largamente utilizados pelas empresas para pagar salários inferiores e para tentar evitar a organização sindical no local de trabalho.

Por isso, as entidades nacionais dos trabalhadores da CUT do ramo industrial estão à frente, no Brasil, da Campanha Mundial de Combate ao Trabalho Precário, deflagrada pela IndustriALL Global Union, organização internacional que representa diversas categorias profissionais.

Esta Campanha ganha importância ainda maior no momento atual, quando a classe trabalhadora brasileira se depara com o desafio de barrar a tramitação do projeto de lei 4.330 na Câmara dos Deputados.O PL permite a terceirização em qualquer setor de uma empresa e, se aprovado, pode representar até mesmo o fim das categorias profissionais e, por consequência, de todas as suas conquistas, como salário, jornada e benefícios sociais. Ou seja, vai consolidar a precarização no trabalho em nosso país e intensificar as práticas antissindicais do empresariado.

Ao assumirem a Campanha da IndustriALL, as confederações cutistas convocam os (as) trabalhadores (as) da alimentação, do vestuário, da construção civil, metalúrgicos e químicos a se unirem aos trabalhadores e trabalhadoras de todo o mundo em 7 de outubro, no Dia Mundial de Combate ao Trabalho Precário.

Nessa data, vamos mostrar que não admitiremos que a classe trabalhadora seja submetida à degradação em seu cotidiano na fábrica e vamos dar continuidade à luta por nossos direitos, por emprego decente e justiça para os verdadeiros responsáveis pelo desenvolvimento econômico, aqui ou em qualquer outra parte do mundo.

CNQ – Confederação Nacional do Ramo Químico da CUT
CNM – Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT
CNTV – Confederação Nacional dos Trabalhadores do Vestuário da CUT
CONTAC – Confederação Nacional dos Trabalhadores nas Indústrias da Alimentação, Agroindústria, Cooperativas de Cereais e Assalariados Rurais da CUT
CONTICOM – Confederação Nacional dos Sindicatos de Trabalhadores nas Indústrias da Construção e da Madeira da CUT

 

 

Por: CUT

 
Veja também
 
 
 
 
 
 
 
Redes Sociais
 
 
Folha Metalúrgica
 
Assista
 
Escute
Escolha o áudio abaixo...

 
Boletim Eletrônico
Receba em seu e-mail o boletim eletrônico e informes do Sindicato

Não quero mais participar
 
Veja Também
 
 
Serviços
  Benefícios para Associado
  Tesouraria
  Jurídico
  Homologação
  Saúde
  Catálogo de Convênios e Parcerias
O Sindicato
  Institucional
  História
  Diretoria
  Base do Sindicato
  Subsedes
  Aposentados
  Colônia de Férias
  Lazer
Convenções
  Metalurgia
  Reparação de Veículos
  Máquinas Agrícolas
  Siderurgia
Galerias
  Fotos
  Escute
  Notícias
  Opinião do Sindicato
  Folha Metalúrgica
  Publicações
CNM  FTM RS  CUT
 
STIMEPA - Sindicato dos Metalurgicos da Grande Porto Alegre
Av. do Forte, 77 - Cristo Redentor - CEP 91.360-000;
Telefone: (51) 3371.9000 - Porto Alegre - RS.
De segunda à sexta, das 8h às 17h.
 
Omega Tecnologia