Notícias
Metalúrgicos mantêm percentual para a contribuição confederativa em 2025 Além de aprovar a contribuição mensal, a Assembleia Extraordinária manteve sorteio e premiação para os contribuintes da confederativa e associados ao STIMEPA 06/11/2024 Em Assembleia Extraordinária realizada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), no começo da noite desta terça-feira (05), foi aprovada por unanimidade a manutenção da contribuição confederativa para 2025. Conforme apresentado pelo secretário-geral do STIMEPA, Adilson Tavares, o valor da contribuição confederativa para o ano seguinte permanecerá no percentual de 1% sobre o valor do salário-base a ser descontada mensalmente, até o limite de quatro pisos salariais da categoria. Também foi aprovado o Sorteio Confederativo para o ano seguinte, sendo realizado em duas rodadas, uma no primeiro e outra no segundo semestre de 2025. Assim, todo trabalhador que pagar, no mínimo, quatro parcelas da Contribuição Confederativa por semestre, terá direito a concorrer aos seguintes prêmios: Primeiro semestre: Segundo semestre:
Além da modalidade confederativa de contribuição, os trabalhadores podem ainda optar pela associação ao Sindicato dos Metalúrgicos. Neste caso, não há desconto confederativo e a contribuição passa a ser de 1,5% ao mês. No entanto, trabalhadores associados ao Sindicato, e seus dependentes, também podem usufruir de inúmeras vantagens, como assistência médica e jurídica ou desfrutar da Colônia de Férias na praia, além de ter à disposição toda uma rede de convênios do Sindicato com várias instituições (clínicas, laboratórios, consultórios, escolas, universidades etc), entre outros benefícios. O presidente do STIMEPA, Adriano Filippetto, reforçou a importância da contribuição dos trabalhadores para o fortalecimento da luta na defesa e avanço dos direitos trabalhistas. “Tem os trabalhadores que querem se associar e participar dos benefícios da entidade e tem aqueles que não querem ser associados ao Sindicato, mas entendem a importância de contribuir para a manutenção da luta em prol das conquistas para os trabalhadores como um todo”, explicou.
Oposição Em 2025, também fica assegurada uma nova rodada de oposição nos dias 2, 3, 4, 5 e 6 de junho de 2025, das 8h às 18h na sede ou subsede do STIMEPA conforme informado acima. O trabalhador que tiver realizado a oposição em dezembro de 2024 não precisa realizar novamente em junho 2025, pois a oposição é válida para o ano todo.
Veja também |