Notícias
Câmara Municipal concede Diploma de Honra ao Mérito ao Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre A honraria, proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), é um reconhecimento pelo papel fundamental da entidade na luta dos trabalhadores 02/04/2024 Leonardo Lopes/CMPA) A honraria é um reconhecimento pelo papel fundamental da entidade na luta dos trabalhadores Na tarde do dia 1º de abril, a Câmara Municipal de Porto Alegre concedeu ao Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre o Diploma de Honra ao Mérito. A cerimônia foi realizada no Plenário Otávio Rocha e contou com a presença de parlamentares, dirigentes sindicais e trabalhadores. Também foram convidados para a mesa Claudir Nespolo e Jurandir Damin, ex-presidentes do Sindicato. A honraria, proposta pelo vereador Engenheiro Comassetto (PT), é um reconhecimento pelo papel fundamental da entidade na luta dos trabalhadores e ações em benefício da sociedade desde sua fundação em 1931.
Comassetto destacou o trabalho do Sindicato ao longo de seus 93 anos de história. “Para que nós possamos fazer sua justa homenagem nos seus 93 anos, também devemos fazer uma reflexão da importância da luta permanente dos trabalhadores e do papel histórico dos sindicatos na representação e na disputa da sociedade. Nós temos que gerar riqueza e distribuir riqueza, se os trabalhadores tiverem renda, terão uma vida e uma economia saudável neste país com seus direitos democráticos garantidos. Por isso, vida longa ao sindicato que até hoje faz história e que certamente continuará à frente para garantir que todos aqueles direitos que na última década foram retirados dos trabalhadores e trabalhadoras de todo o Brasil sejam reconquistados.”
Adriano Filippetto, presidente do Sindicato, iniciou sua fala agradecendo a classe metalúrgica, aos funcionários e diretores do Sindicato e aos profissionais do Escritório Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados, que atendem a entidade. “A Força de um Sindicato é a força de sua categoria. Quem faz a nossa luta são a diretoria, os trabalhadores e a classe metalúrgica.” Filippetto ressaltou as ações solidárias do Sindicato, que além de atuar em defesa dos trabalhadores metalúrgicos também promove ações sociais constantes para a população em situação de vulnerabilidade. “O nosso papel vai muito além da porta de fábrica, nosso papel é social. De nada adianta o trabalhador ter um local seguro na fábrica sem ter um leite para dar para seu filho. Não podemos ficar alheios a essas situações. Se o sindicato tiver que ir na casa do trabalhador, tem que ir. Se tiver que fazer um trabalho na vila, tem que fazer. Este é um trabalho correto”, salientou.
O Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre é o primeiro sindicato de classe a ser criado no Rio Grande do Sul, desde sua criação, em 19 de março de 1931, é parte fundamental da história dos trabalhadores. Em 93 anos, pode-se afirmar que muito do que se produziu, discutiu e avançou a respeito dos trabalhadores, teve como base o Sindicato. Contando na força da união dos trabalhadores metalúrgicos, a entidade se desenvolveu e cresceu, ocupando hoje um lugar de destaque no movimento sindical, representando milhares de trabalhadores em Porto Alegre e na região da Grande Porto Alegre.
Fonte: Stimepa Veja também |