Nota de pesar pelo falecimento de nossa médica, Drª Francisca Canovas Fernandes

Vítima de um incêndio na manhã de ontem, Dra. Chiquinha, 80 anos de idade, será sepultada amanhã, sábado, às 14 horas, no Cemitério São Miguel e Almas

É com muita tristeza que diretores e funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre comunicam o trágico falecimento da Drª Francisca Canovas Fernandes, 80 anos de idade, ocorrido ontem, em Porto Alegre.

Drª Chiquinha foi vítima de um incêndio em seu apartamento, localizado no 6° andar de um prédio situado na Av. Farrapos, esquina Rua Sete de Abril, Bairro Floresta. Seu corpo será velado e enterrado às 14 horas de sábado, no Cemitério São Miguel e Almas.

Segundo informações, a tragédia só não foi maior porque o corpo de bombeiros chegou a tempo de resgatar o filho Júlio Fernandes (37 anos) e a nora, Cláudia Silveira (38 anos), que conseguiram pendurar-se nas grades de uma das janelas do apartamento e resistir até o socorro chegar.

Formada em 1956 pela Faculdade de Medicina da UFRGS, a obstetra Drª Francisca foi uma das primeiras mulheres a atuar na área médica no Estado. E, embora octogenária, trabalhava normalmente como médica, inclusive como clínica geral, atendendo os pacientes que procuravam o serviço médico do Sindicato dos Metalúrgicos. 

Dra. Francisca é daquelas pessoas cuja existência não foi em vão. Ajudou a salvar e trazer novas vidas para este mundo. Com bom humor e abnegação, cumpriu com muita competência seu ofício e deixou muitos admiradores e amigos por onde passou. Resta aos diretores, funcionários e associados metalúrgicos agradecerem pelos momentos compartilhados com a veterana companheira, desejar que ela tenha um descanso eterno em paz e que ela continue servindo de exemplo e habitando a memória de todos.

Valeu, Dra. Chiquinha! 

Compartilhar

Veja também

Codefat reajusta benefício do seguro-desemprego

Formação das metalúrgicas aborda o combate e prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Trabalhadoras metalúrgicas tiveram mais um módulo do “Curso Direitos das Mulheres: formação social e profissional”, no último sábado (24), no auditório do Sindipolo. O combate e prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho foi o tema abordado pela advogada Juliane Durão com as trabalhadoras de diversas regiões do estado.

Sindicato dos Metalúrgicos garante que trabalhadores não sejam prejudicados por ausências devido à enchente no RS

Graças à atuação firme STIMEPA os trabalhadores da Viemar não sofrerão descontos salariais pelos dias de ausência causados pela calamidade da enchente que atingiu o estado recentemente