Vítima de um incêndio na manhã de ontem, Dra. Chiquinha, 80 anos de idade, será sepultada amanhã, sábado, às 14 horas, no Cemitério São Miguel e Almas
É com muita tristeza que diretores e funcionários do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre comunicam o trágico falecimento da Drª Francisca Canovas Fernandes, 80 anos de idade, ocorrido ontem, em Porto Alegre.
Drª Chiquinha foi vítima de um incêndio em seu apartamento, localizado no 6° andar de um prédio situado na Av. Farrapos, esquina Rua Sete de Abril, Bairro Floresta. Seu corpo será velado e enterrado às 14 horas de sábado, no Cemitério São Miguel e Almas.
Segundo informações, a tragédia só não foi maior porque o corpo de bombeiros chegou a tempo de resgatar o filho Júlio Fernandes (37 anos) e a nora, Cláudia Silveira (38 anos), que conseguiram pendurar-se nas grades de uma das janelas do apartamento e resistir até o socorro chegar.
Formada em 1956 pela Faculdade de Medicina da UFRGS, a obstetra Drª Francisca foi uma das primeiras mulheres a atuar na área médica no Estado. E, embora octogenária, trabalhava normalmente como médica, inclusive como clínica geral, atendendo os pacientes que procuravam o serviço médico do Sindicato dos Metalúrgicos.
Dra. Francisca é daquelas pessoas cuja existência não foi em vão. Ajudou a salvar e trazer novas vidas para este mundo. Com bom humor e abnegação, cumpriu com muita competência seu ofício e deixou muitos admiradores e amigos por onde passou. Resta aos diretores, funcionários e associados metalúrgicos agradecerem pelos momentos compartilhados com a veterana companheira, desejar que ela tenha um descanso eterno em paz e que ela continue servindo de exemplo e habitando a memória de todos.
Valeu, Dra. Chiquinha!