Mostra da Fatoflix destaca documentários que fortalecem comunicação e democracia

Produções cinematográficas abordam desigualdades e disputas informativas na formação política, na democratização da mídia e no fortalecimento da organização dos trabalhadores

A Mostra Cinema e Comunicação da FatoFlix apresenta o documentário como instrumento central para compreender a relação entre comunicação, democracia e direitos sociais. As obras expõem desigualdades, revelam conflitos pouco visíveis e criam memória sobre políticas públicas que afetam diretamente a vida dos trabalhadores.

Os filmes discutem como a informação se tornou campo estratégico para sindicatos e movimentos populares. Em um cenário de desinformação crescente, o documentário funciona como ferramenta de formação política, ajudando trabalhadores a identificar interesses em disputa, reconhecer manipulações e fortalecer organizações de base.

Outro ponto recorrente na mostra é a democratização da mídia. As produções abordam a concentração dos meios de comunicação, seus impactos no debate público e as alternativas criadas por plataformas independentes que ampliam o alcance de narrativas alinhadas ao interesse coletivo.

Se você não tiver tempo para maratonar neste fim de semana e assistir os 9 filmes da mostra, indicamos TPB AFK: O caso Pirate Bay.

Trata-se de um documentário sobre três viciados em computador que redefiniram o mundo da distribuição de mídia com sua página de hobby “The Pirate Bay”, o maior site de compartilhamento de arquivos do mundo, que já atingiu 20 milhões de usuários diários. Como Tiamo, um fanático por hardware louco por cerveja, Brokep, um eco-ativista que abraça árvores, e Anakata, um hacker libertário paranóico, conseguiram que a Casa Branca ameaçasse o governo sueco com sanções comerciais? O filme explora o que os piratas mais odiados de Hollywood passam em um nível pessoal, quando são processados pela indústria de cinema, por quatro grandes gravadoras e pela indústria de games. Um documentário sobre liberdades intelectuais bancado por financiamento coletivo.

Nome original: The Pirate Bay Away From Keyboard
Suécia, 2013, 85′
Direção:  Simon Klose

Sobre a FatoFlix e a CUT

 Criada em 2024 pelo jornalista Carlos Tibúrcio, a FatoFlix é uma plataforma audiovisual gratuita voltada à formação política, à empatia social e à mobilização cidadã. Lançada como resposta progressista ao avanço da extrema direita no cinema e nas redes, já reúne cerca de 200 títulos — entre filmes, séries e documentários — organizados em mostras temáticas como Cidades e Cidadania, Meio Ambiente rumo à COP30, Direitos Humanos e Geopolítica Global. Com mais de 14 mil usuários cadastrados, a FatoFlix acaba tem uma parceria com a Central Única dos Trabalhadores (CUT), que utilizará o acervo como ferramenta de formação crítica e fortalecimento das narrativas da classe trabalhadora nos territórios onde atua.

A FatoFlix é totalmente gratuita, basta se cadastrar: clique aqui

Escrito por: Redação Cut | Editado por: Luiz R Cabral

Compartilhar

Veja também

Violência na CMPA; autoritarismo e repressão não cabem na Casa do Povo

Produção industrial cresce em nove das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE

Sindicato realiza cerimônia de posse para celebrar Comitês Sindicais de Empresa (CSE)

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.