Módulo de Formação das Mulheres aborda negociação coletiva

Módulo de Formação das Mulheres aborda negociação coletiva
Divulgação


O “Curso Direitos das Mulheres: formação social e profissional”  teve mais um módulo de formação, no sábado (26), no auditório do Sindipolo, em Porto Alegre. Este, que foi o penúltimo encontro, tratou da negociação coletiva e como atuar na mesa de negociação. 

A condução da atividade foi da assessora jurídica da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Juliane Durão. A reflexão iniciou com o vídeo “Luta de Classes”, da Rita Von Hunty, que explica as diversas reformas que aconteceram ao longo do tempo e o quanto isso impacta, ainda hoje, nas negociações e acordos coletivos.

Ferramentas legislativas e aspectos de uma Convenção Coletiva de Trabalho, como as cláusulas econômicas e sociais, também foram abordados. Na parte da tarde, foi realizada uma dinâmica simulando uma mesa de negociação. 


O próximo Módulo de Formação acontece no dia 9 de agosto e será marcado pelo encerramento do curso, com a realização da formatura das trabalhadoras que participam do projeto. 

A formação é uma parceria da Federação com o Instituto de Formação e Pesquisa Integrar RS, entidade que vem executando cursos por meio do Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional (PMQ) do Ministério do Trabalho e Emprego.

Fonte: FTM-RS

Compartilhar

Veja também

Investimentos industriais no Brasil devem atingir R$ 1,3 trilhão até 2013

Formação das metalúrgicas aborda o combate e prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho

Trabalhadoras metalúrgicas tiveram mais um módulo do “Curso Direitos das Mulheres: formação social e profissional”, no último sábado (24), no auditório do Sindipolo. O combate e prevenção ao assédio moral e sexual no ambiente de trabalho foi o tema abordado pela advogada Juliane Durão com as trabalhadoras de diversas regiões do estado.

“Temer, golpista, aqui tem resistência”, gritam trabalhadores na desocupação do INSS em Porto Alegre