Circulam nas redes notícias sobre mudanças no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que prejudicariam os trabalhadores, classificadas como fake news
O ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, confirma que é fake news a notícia que anda circulando nas redes sobre mudanças no FGTS que podem trazer prejuízos ao trabalhador. Marinho usou suas redes sociais para se manifestar sobre a mentira que circula por aí. “O Ministério do Trabalho e Emprego NÃO cogita ou realiza QUALQUER debate sobre o fim da multa rescisória, paga ao trabalhador e à trabalhadora após a demissão, ou sobre a redução do FGTS”, diz a nota divulgada nas redes sociais do Ministério do Trabalho. O comunicado oficial ainda ressalta que os direitos e conquistas dos trabalhadores e trabalhadoras representam avanços históricos e devem ser respeitados.
Lembrando que fake news é qualquer tipo de matéria que é completamente mentirosa ou que traz informações falsas ou inverídicas misturadas com conteúdo verdadeiro. São matérias elaboradas para confundir, gerar intrigas e são normalmente divulgadas em massa, muitas vezes sem citar a fonte da informação. No caso dessa notícia sobre o FGTS, que circula desde a semana passada nas redes sociais e na internet, segundo reportagem da Revista Fórum, é verdade que o governo federal estuda um conjunto de medidas econômicas para ajustar as contas públicas, porém as medidas ainda estão em fase de elaboração e nada está definido.
Normalmente as fake news também abordam temas polêmicos e de grande impacto ou que possam causar grande comoção social. A estratégia é justamente “viralizar”, ou seja, ser disseminada tão rapidamente que quando for desmentida o estrago já foi causado.
Defesa dos trabalhadores
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), Marcelo Nascimento, ressalta que existe uma rede articulada para disseminar informações falsas e, principalmente, para disseminar o ódio e colocar a categoria dos trabalhadores contra àqueles que a defende. “Infelizmente, hoje em dia, não podemos sair acreditando em qualquer tipo de matéria que circula por aí. Isso tudo [as notícias sobre mudanças no FGTS] é intriga da oposição. Sabemos quem é o governo que verdadeiramente defende os trabalhadores”, comenta Marcelo.
Por Luciene Leszczynski / Comunicação STIMEPA