Metalúrgicos realizam assembleia na OTAM (S&P) sobre campanha salarial e processo de insalubridade

A atividade faz parte da Campanha Salarial 2025 e apresentou a pauta da categoria e a proposta patronal, que prevê apenas a reposição da inflação, considerada insuficiente pelos trabalhadores

Na manhã desta quarta-feira (21), o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre promoveu uma assembleia com os trabalhadores da empresa OTAM (S&P), em Porto Alegre, como parte da mobilização da Campanha Salarial 2025. Durante o encontro, foram apresentadas a pauta de reivindicações da categoria e as propostas do Sindicato Patronal.

Esta foi a nona assembleia realizada pelo Sindicato nas últimas duas semanas em diferentes empresas da região metropolitana. A entidade tem intensificado o diálogo com os trabalhadores, diante da falta de avanços nas negociações com os representantes patronais.

A principal crítica da categoria é à proposta apresentada pelos patrões, que prevê apenas a reposição da inflação. Embora o reajuste esteja garantido na convenção coletiva vigente como uma conquista histórica dos trabalhadores, o Sindicato considera a proposta insuficiente para recompor o poder de compra diante da alta do custo de vida.

Além das questões salariais, a assembleia também abordou temas relacionados às condições de trabalho. Alex de Souza, diretor do Sindicato e funcionário da própria OTAM, destacou as vistorias realizadas com peritos para garantir o pagamento do adicional de insalubridade aos trabalhadores. “É um direito nosso”, afirmou Alex. Ele também celebrou a grande participação na atividade: “Fazia tempo que não conseguíamos reunir tantos trabalhadores aqui na empresa.”

Já o diretor sindical Adilson Tavares relembrou que, no ano passado, o reajuste negociado foi apenas o índice inflacionário, em função das enchentes que afetaram a região. No entanto, ele criticou o fato de que mesmo empresas não impactadas pela catástrofe se recusaram a conceder qualquer valor acima da inflação. “Empresas que poderiam oferecer um reajuste maior simplesmente não o fizeram”, pontuou.

Luiza Alves – Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

Setor automotivo deve gerar mais de 250 mil empregos em 2010

CUT lança Plataforma para as Eleições 2012

Coletivo jurídico da CUT debate Acordo Coletivo Especial