Dirigentes sindicais gaúchos, que são metalúrgicos da John Deere, participaram do 3º Encontro dos Trabalhadores da John Deere do Brasil, realizado na sede do Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região, em Campinas (SP). A reunião aconteceu nos dias 5 e 6 de agosto, reuniu participantes da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste e marcou a retomada da Rede de Trabalhadores no Brasil.
O objetivo do Encontro foi debater as condições de trabalho nas plantas da empresa, trocar experiências entre os trabalhadores das fábricas, alinhar estratégias de mobilização e fortalecer a organização frente aos desafios no ambiente de trabalho.
O presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Horizontina e Região, Jorge Ramos afirmou que o Encontro foi importante para contextualizar a realidade dos trabalhadores em cada planta. “Os setores de Recursos Humanos de todas as empresas trabalham junto e os sindicatos, que representam os trabalhadores, não. Portanto, a Rede tem esse intuito, essa unificação nas ações sindicais”, explicou.
Ramos participou do primeiro Encontro, no ano de 2014 e é um dos representantes do país na Rede Internacional. “A Rede com trabalhadores dos países onde tem John Deere, já existe e funciona bem”, conta ele que é trabalhador da empresa, em Horizontina.
O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) e trabalhador da CIBER (empresa do grupo John Deere), Helder Flores, falou da programação do Encontro, que foi bastante positiva. “Saímos satisfeitos e fortalecidos, com um planejamento estratégico para o próximo período e o Encontro que vem”, afirmou. O diretor enfatizou que os debates foram em torno da segurança do trabalho, saúde e segurança do trabalhador e benefícios.
Um dos destaques do Encontro, foi uma reunião com os representantes de Relações Trabalhistas das plantas da John Deere. Ficou acertada que essas conversas ocorrerão a cada seis meses para debaterem um patamar mínimo para os trabalhadores da John Deere, no Brasil.
As metas e os objetivos apontados foram enfatizados pelo diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas e Nova Santa Rita (STIMMMEC) e trabalhador da PLA (empresa do grupo John Deere), Luis Mayer de Lima. “Além disso, a reunião de forma inédita, com os RHs de quase todas as plantas demostra a importância das ações tiradas no Encontro e da união do comprometimento dos trabalhadores”, acredita.
Participando da abertura da atividade, o diretor da Federação dos Trabalhadores dos Metalúrgicos do RS (FTM-RS), Milton Viário, destaca a retomada importante e com mais força da Rede dos Trabalhadores da John Deere, devido ao ingresso de Campinas. “O grupo vem crescendo com aquisição de empresas no Brasil. E a Rede vai ter funcionamento regular, articulando condições mínimas salariais e de trabalho de cada planta”, afirmou.
A abertura do evento contou com a presença de lideranças de peso do movimento sindical, como Jair dos Santos (presidente do Sindicato de Campinas) e Carlos Albino (representando a CNTM/FS, reforçando a importância da mobilização e unidade da classe trabalhadora frente aos desafios do setor.
O próximo encontro, em 2026, será realizado no Rio Grande do Sul.
Fonte: FTM-RS