Objetivo era pressionar o governo a cumprir sentença que restabeleceu pagamento integral de pensões e aposentadorias
Os dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, representando a categoria na região, participaram do ato público promovido por aposentados do Aerus – fundo de previdência privada dos Aeroviários – na terça-feira, 7 de agosto, no saguão do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Cerca de 150 aposentados, pensionistas e familiares do Aerus participaram da mobilização que teve por objetivo pressionar o governo pelo cumprimento da sentença da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, que determinou o reestabelecimento do pagamento integral das pensões e aposentadorias dos ex-funcionários da Varig e da Transbrasil. O protesto teve caráter nacional, pois outros atos públicos foram promovidos nos aeroportos de São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Curitiba.
“Sempre somos solidários nas lutas dos aposentados de todas as categorias. Não é possível que trabalhadores e trabalhadoras que doaram uma vida inteira de dedicação ao trabalho enfrentem dificuldades, ainda mais relacionadas à perda de direitos”, afirmou o diretor de Comunicação do sindicato, Marcelo Jurandir da Silva.
Entenda o caso
Desde 12 de abril de 2006, os aeroviários aposentados lutam em defesa de suas aposentadorias e pensões. Nesta data foi confirmada a liquidação dos planos pela Secretaria de Previdência Complementar, decisão que levou à gradativa redução dos benefícios dos aposentados. Em 13 de julho de 2012, saiu a sentença da 14ª Vara do Trabalho de Brasília, responsabilizando a União pela integralização das aposentadorias e pensões. O governo foi notificado pela Justiça de que o pagamento deveria ser imediato. Porém, isso não aconteceu. Ou seja, o governo não cumpriu a decisão judicial. Com isso, cerca de 8.500 aposentados e pensionistas e 8.500 funcionários demitidos da Varig estão ganhando apenas 8% do que seria o salário integral.
Fonte: Geraldo Muzykant, com informações da CUT-RS