Metalúrgicos de Guaíba: abaixo-assinado reivindica segurança viária na Estrada Santa Maria

.

20/06/2014

Representantes do governo do estado prometeram empenho para solucionar os problemas apontados na via pública

Ao longo dos últimos anos, a região onde ficam localizados os bairros Ramada e Jardim dos Lagos, em Guaíba, cresceu e se desenvolveu. Ali, além de moradias e pequenos comércios, foram instaladas importantes empresas, entre as quais as metalúrgicas ThyssenKrupp, Datatec e CS Ramos. Porém, a Estrada Santa Maria, principal rodovia da região, não acompanhou esse crescimento e desenvolvimento. Embora uma parte dela seja asfaltada e, por ironia, tenha no Km 4 uma unidade do Daer – Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem, a estrada está em precárias condições, principalmente no que se refere à segurança viária. Ali é comum acontecerem acidentes graves motivados pela falta de iluminação, sinaliza-ção, acostamento e rótula. Também faltam redutores de velocidade e fiscalização do poder público.

Preocupado com esta situação de risco, o Sindicato dos Metalúrgicos, com a colaboração do Comi-tê Sindical da empresa (CSE) Thyssen Krupp, recolheu cerca de mil assinaturas de cidadãos e trabalhado-res da região num abaixo-assinado que foi entregue na quarta, 18 de junho, para as autoridades do governo do Estado. Na ocasião, os dirigentes sindicais Rudinei Fernandes e André de Freitas, acompanhados dos membros do CSE, Eduardo de Aguiar e Cláudio Ferraz, foram recebidos no Palácio Piratini pelo secretário de Planejamento, Gestão e Participação Cidadã, João Motta, e o chefe da Casa Civil, Carlos Pestana, que prometeram empenho para solucionar o problema. Embora não tenham estabelecido um prazo, os representantes do governo disseram que, a curto prazo, as obras não devem sair porque o orçamento de 2014 não prevê recursos para a estrada e o governo não pode fazer promessas em ano eleitoral.

INVESTIMENTOS

Segundo os representantes do governo, o Estado vem investindo pesado em obras de infraestrutura viária. Entre 2011 e 2013, o RS recebeu 530 novos quilômetros asfaltados em todas as regiões do Estado. “Nestes dos anos, mais de R$ 720 milhões foram investidos em acessos municipais, ligações regionais e duplicações de importantes vias do Estado. Atualmente, 30 obras estão em andamento, 22 já foram entregues e 21 estão concluídas, à espera de sinalização. Enquanto isso, o custo dos pedágios diminiu 68% com a criação da EGR – Empresa Gaúcha de Rodovias, que devolveu diversas estradas ao controle público. A EGR está, em 2014, investindo mais de R$ 144 milhões nas estradas geridas por ela”, informaram.

Compartilhar

Veja também

Jornada que ultrapassa as seis horas contratadas deve ter intervalo mínimo de uma hora

Em 2012, cesta básica sobe acima de 10% em dez capitais

Congresso acelera votações após manifestações populares