Metalúrgicos da GKN entram em estado de greve pelo vale-alimentação

Ação conjunta dos Sindicatos de Porto Alegre e de Charqueadas mobiliza os trabalhadores da fábrica nas duas cidades e agora a empresa tem até o dia 20 de novembro para negociar uma proposta

Os trabalhadores da empresa GKN Automotive de Porto Alegre e de Charqueadas aprovaram dar início ao estado de greve para avançar na negociação para o recebimento de vale-alimentação. A decisão foi tomada nesta segunda-feira (28) em assembleia realizada na porta da fábrica durante a entrada dos três turnos do expediente da empresa (manhã, tarde e noite), em Porto Alegre, e em assembleia realizada com os trabalhadores em Charqueadas.

As assembleias foram promovidas pelos Sindicatos que representam os metalúrgicos em ambos municípios, STIMEPA e Sindimetal Charquedas, respectivamente. Também foi aprovado o prazo até o dia 20 de novembro para a definição de uma proposta que contemple as necessidades dos trabalhadores.

De acordo com o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), Adriano Filippetto, que também é trabalhador da GKN, o pedido para que a empresa abra uma negociação para tratar sobre o vale-alimentação vem sendo feito pelo Sindicato há quase dois anos sem sucesso. Ele ressalta ainda que o pleito também tem sido abordado nas últimas reuniões que trataram da Convenção Coletiva de Trabalho da categoria, nos últimos anos, reiterando assim que o tema já é de conhecimento da empresa há tempos.

Filippetto enfatiza a importância de os trabalhadores estarem unidos na mobilização para garantir o avanço. “A gente não acredita que vai sair só na conversa, sem mobilização. E estabelecer um prazo curto para a proposta é importante porque estamos há mais de um ano e meio tentando abordar esse tema com a empresa e até agora não houve nenhum avanço”, explica o presidente do STIMEPA.

Por Luciene Leszczynski – Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

CUT e Sindicato participam do lançamento do FSM Palestina Livre

Metalúrgicos realizam assembleia na OTAM (S&P) sobre campanha salarial e processo de insalubridade

A atividade faz parte da Campanha Salarial 2025 e apresentou a pauta da categoria e a proposta patronal, que prevê apenas a reposição da inflação, considerada insuficiente pelos trabalhadores

Aprovado projeto que institui passagem gratuita a alunos do ensino médio