Metalúrgicas da CUT realizam encontro de gênero

Reunião de  discutiu, entre outras coisas, a situação da mulher no mercado de trabalho, diferenças de gênero e a possibilidade da primeira mulher presidente do País

Nos dias 3 e 4 de julho, trabalhadoras e trabalhadores metalúrgicos da CUT reuniram-se em São Leopoldo para o Encontro Regional de Gênero da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre estiveram presente nos dois dias do evento que teve como tema principal o enfretamento à violência contra a mulher, além de discutir outras pautas como oportunidades da mulher no mercado de trabalho, cláusulas dos acordos coletivos relacionadas a gênero e a possível eleição da primeira mulher para presidente do Brasil.

“A eleição é importante não só por ser uma mulher, mas por ser comprometida com o projeto de governo que mudou a vida dos trabalhadores brasileiros”, disse a secretária de divulgação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e coordenado do coletivo de mulheres da FEM/CUT-RS, Shirley Cruz.

No primeiro dia, o encontro contou com a presença da Secretária da Mulher do município de São Leopoldo, Euli Steffen, mais conhecida como Necca, que falou sobre as políticas públicas de enfrentamento a violência doméstica e relatou que, em parceria com o centro de acolhimento Jacobina, conseguiu trazer cursos profissionalizantes para as mulheres que se encontram em condições de agressão ou de risco, para que elas possam criar independência financeira e adquirir coragem para romper com o agressor.

Além da Necca, também esteve presente a advogada e membro da direção do Centro Jacobina, Sandra Viau. Junto a outros profissionais da área, eles ressaltaram a importância das redes no município que trazem maior segurança para as mulheres que procuram a Secretaria ou o Centro e fizeram uma  breve introdução sobre a cultura em relação a gênero, leis trabalhistas que beneficiam as mulheres, aspectos morais e sexuais em relação aos direitos humanos e a Lei Maria da Penha.\r\n\r\nPara encerrar o encontro, no dia 4, a Secretária da Mulher da CNM/CUT, Maria Ferreira, encerrou os trabalhos que foram avaliados como de alta produtividade. Alguns membros do coletivo de mulheres metalúrgicas da FEM/CUT-RS, recentemente criado, saíram da reunião com mais uma bandeira de luta para ser levada para os sindicatos e comunidades as quais fazem parte. “É mais um passo importante na consolidação das mulheres no sindicalismo metalúrgico”, afirmou Maria Ferreira.

Compartilhar

Veja também

Sarau Jovem Aprendiz celebra talentos e marca transição para etapa prática do programa

Dezenas de estudantes participaram da atividade do curso da Escola Mesquita, que contou com presença também de diretora do Sindicato dos Metalúrgicos

OXICOLOR DE ALVORADA É CAMPEÃ DO TORNEIO DOS AEROVIÁRIOS

Advogada do sindicato laureada pela OAB