Metalúrgicas da CUT realizam encontro de gênero

Reunião de  discutiu, entre outras coisas, a situação da mulher no mercado de trabalho, diferenças de gênero e a possibilidade da primeira mulher presidente do País

Nos dias 3 e 4 de julho, trabalhadoras e trabalhadores metalúrgicos da CUT reuniram-se em São Leopoldo para o Encontro Regional de Gênero da Região Sul (Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná). Dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre estiveram presente nos dois dias do evento que teve como tema principal o enfretamento à violência contra a mulher, além de discutir outras pautas como oportunidades da mulher no mercado de trabalho, cláusulas dos acordos coletivos relacionadas a gênero e a possível eleição da primeira mulher para presidente do Brasil.

“A eleição é importante não só por ser uma mulher, mas por ser comprometida com o projeto de governo que mudou a vida dos trabalhadores brasileiros”, disse a secretária de divulgação do Sindicato dos Metalúrgicos de São Leopoldo e coordenado do coletivo de mulheres da FEM/CUT-RS, Shirley Cruz.

No primeiro dia, o encontro contou com a presença da Secretária da Mulher do município de São Leopoldo, Euli Steffen, mais conhecida como Necca, que falou sobre as políticas públicas de enfrentamento a violência doméstica e relatou que, em parceria com o centro de acolhimento Jacobina, conseguiu trazer cursos profissionalizantes para as mulheres que se encontram em condições de agressão ou de risco, para que elas possam criar independência financeira e adquirir coragem para romper com o agressor.

Além da Necca, também esteve presente a advogada e membro da direção do Centro Jacobina, Sandra Viau. Junto a outros profissionais da área, eles ressaltaram a importância das redes no município que trazem maior segurança para as mulheres que procuram a Secretaria ou o Centro e fizeram uma  breve introdução sobre a cultura em relação a gênero, leis trabalhistas que beneficiam as mulheres, aspectos morais e sexuais em relação aos direitos humanos e a Lei Maria da Penha.\r\n\r\nPara encerrar o encontro, no dia 4, a Secretária da Mulher da CNM/CUT, Maria Ferreira, encerrou os trabalhos que foram avaliados como de alta produtividade. Alguns membros do coletivo de mulheres metalúrgicas da FEM/CUT-RS, recentemente criado, saíram da reunião com mais uma bandeira de luta para ser levada para os sindicatos e comunidades as quais fazem parte. “É mais um passo importante na consolidação das mulheres no sindicalismo metalúrgico”, afirmou Maria Ferreira.

Compartilhar

Veja também

Setor de máquinas e equipamentos cresce 13,2% no semestre

Os números do Fórum Social Mundial

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.

Direção do sindicato participa de debate sobre o futuro da indústria durante a programação do Fórum Social Mundial

Sustentabilidade e Indústria 4.0 foram alguns dos pontos principais da atividade