.
09/02/2018

Greve durou dois dias até que a empresa normalizasse os pagamentos
Na quinta-feira, 08 de fevereiro, os trabalhadores da Mercantil, localizada na zona norte de Porto Alegre, amanheceram de braços cruzados. A empresa atrasou o pagamento do salário de janeiro. “A prática de atraso de salários é algo recorrente há anos na Mercantil, mas os trabalhadores e trabalhadoras decidiram não aceitar mais”, comentou funcionário e diretor do nosso sindicato, Job Oliveira.
A greve durou dois dias e a empresa depositou nesta sexta-feira o salário de todos. “Isso mostra que a unidade da categoria traz resultados, mas ainda é preciso mais, nosso objetivo é instaurar um CSE na empresa”, comentou o diretor João Carlos.
O que é um CSE?
Diferente das chamadas Comissões de Fábrica, o CSE – Comitê Sindical de Empresa faz parte da estrutura orgânica do sindicato e está previsto em seu estatuto. A inclusão do CSE no organograma do sindicato fortalece a representatividade da diretoria ao exigir que os dirigentes estejam ligados diretamente à base.
O CSE amplia a organização dos trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho e agiliza a solução de problemas e conflitos. É ele quem negocia diretamente com a empresa, tanto temas de interesse coletivo quanto problemas individuais.