Justiça é Feita: Rafael Tavares é Reintegrado à Viemar Após Demissão Injusta

Trabalhador havia sido demitido no dia da mentira, 1 de abril, por cobrar a verdade na empresa

Após 45 dias de intensa mobilização sindical e pressão por justiça, o trabalhador Rafael Tavares, conhecido como Rafão, foi reintegrado ao quadro de funcionários da Viemar. A decisão foi oficializada no dia 12 de maio, pondo fim a uma demissão considerada injusta por colegas e representantes sindicais.

Rafão coordenando assembleia de PPR junto com Marcelo Nascimento em 2023

Rafão havia sido desligado da empresa no dia 1º de abril, emblematicamente, o Dia da Mentira, sob alegações de “mau procedimento” e “ato lesivo contra a honra” de colegas e da própria empresa. A justificativa da empresa foi duramente contestada pelo Sindicato, que apontou a demissão como parte de uma campanha antissindical promovida pela gestão da Viemar.

O episódio ocorreu após uma série de assembleias realizadas em março, nas quais os trabalhadores discutiram seus direitos e condições de trabalho. Durante uma dessas reuniões, Rafão teria apenas reivindicado que as informações sobre as negociações entre a empresa e o Sindicato fossem repassadas com transparência a todos os funcionários — atitude que, segundo a entidade sindical, motivou sua demissão.

Rafão durante a posse do Comitê Sindical de Empresa

Desde então, o sindicato atuou de forma incisiva para garantir os direitos de Rafão, contestando a medida e buscando sua reintegração. A vitória na justiça foi celebrada como um marco da resistência dos trabalhadores diante de tentativas de repressão à organização coletiva.

“Essa conquista demonstra que não podemos nos calar diante das injustiças. É uma vitória de todos os trabalhadores”, destacou Marcelo Nascimento, diretor da região de Viamão pelo Sindicato. De volta ao trabalho, Rafão se comprometeu a seguir ao lado dos e das colegas na luta por condições dignas e respeito no ambiente de trabalho.

Luiza Alves – Comunicação STIMEPA

Compartilhar

Veja também

Campanha Salarial: Inflação oficial não condiz com o custo de vida do trabalhador

Lucro dos super-ricos na pandemia supera orçamento do SUS, alerta Fenafisco

Trabalhadores da Nexteer aprovam proposta para pagamento de acordo

Ação do STIMEPA repara dias compensados pelos trabalhadores na época da Greve dos Caminhoneiros