Justiça determina que a CEITEC interrompa demissões até que negociação coletiva com o sindicato seja concluída

Decisão afetará também os trabalhadores já demitidos, que devem receber os benefícios e vantagens da negociação realizada pelo Stimepa.

A Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público do Trabalho, impulsionada por denúncia apresentada pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, teve desfecho positivo, conforme sentença publicada, segunda-feira, 04/07. Foi decidido pelo Magistrado que apreciou a ação que a CEITEC deverá se abster de promover qualquer dispensa de trabalhadores, até que realize e conclua negociação coletiva com o sindicato representante da e na qual restem acordadas medidas mitigadoras dos impactos sociais da dispensa coletiva pretendida, com o reconhecimento de direitos além daqueles previstos na Constituição, CLT, legislação esparsa, contrato de trabalho, regulamentos da empresa e normas coletivas, extensivas inclusive aos funcionários já despedidos.

    Conforme a decisão, em relação aos empregados já despedidos, não há qualquer nulidade no ato demissional, mas esses empregados deverão ser beneficiados pelos direitos e vantagens obtidos pela categoria na negociação coletiva efetivada coma empresa ré, ou seja, os efeitos da negociação coletiva deverão ser estendidos aos empregados já despedidos.

O Sindicato tem efetiva participação na ação uma vez que atua como coautor ativo do processo e defendeu a tese do MPT, acrescentando que as audiências de negociações perante o TRT não haviam sido efetivas, uma vez que a empresa não aceitou nenhuma das propostas apresentadas pelos trabalhadores no sentido de reduzir o impacto social da decisão de liquidar a CEITEC. Desta decisão, cabe recurso ao TRT4, mas já é uma vitória dos trabalhadores.


Fonte: Woida, Magnago, Skrebsky, Colla & Advogados Associados

Compartilhar

Veja também

Sem correção da tabela, quem ganhar até um salário mínimo e meio poderá pagar IR em 2023

Aposentadoria não vai mudar tão cedo, pois governo insiste em adiar reforma, que propõe idade mínima

Diretor do STIMEPA participa com palestra na Semana Interna de Prevenção de Acidentes e Assédio no Trabalho do Hospital Conceição

Evento ocorre durante toda a semana que vem com debates e atividades educativas