Jairo Carneiro, diretor do nosso sindicato, é novo presidente da Federação dos Metalúrgicos do RS

Nesta segunda-feira, 21, a Federação dos Metalúrgicos do RS (FTM-RS/CUT) realizou o tradicional congresso eleitoral que ratificou a eleição da única chapa inscrita, aclamada como nova direção da entidade para o mandato de três anos (2012 – 2015).

A chapa eleita tem três diretores de Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre: Jairo Carneiro na presidência, Ademir Bueno na Secretaria de Finanças e Claudir Nespolo na direção efetiva.


Quem é Jairo Carneiro?

Jairo Carneiro, 62 anos de idade, iniciou sua militância muito jovem, na década de 60, junto aos movimentos populares. Durante os anos 70, foi perseguido político durante a ditadura militar.

O espírito de liderança o levou naturalmente à militância sindical na década de 80. Trabalhador da Koch Metalúrgica, de Cachoeirinha, Jairo atuou ampliou a luta sindical na cidade. Também colaborou na fundação e organização da CUT no Estado, entidade presidida por ele em dois mandatos, entre 1992 e 1997.

Jairo também foi presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre por dois mandatos, entre 1989 e 1994. Mais recentemente, tornou-se diretor da Federação dos
Metalúrgicos, onde desempenhou importantes cargos.

Pelo fato de ser um dos maiores articuladores políticos e melhores negociadores do movimento sindical, somando sua capacidade de administrar e solucionar conflitos, Jairo foi indicado para assumira presidência da Federação com o compromisso de estreitar ainda mais os laços que unificam o movimento sindical metalúrgico gaúcho.

Compartilhar

Veja também

Metalúrgicos/as aprofundam debate sobre proteção de direitos humanos nas empresas

Importância dos sindicatos foi o foco do segundo encontro organizado pela Fundação Frederich Ebert Stiftung (FES) e a CNM/CUT

Com Bolsonaro, fome aumenta 57,4% e atinge mais de 33 milhões de brasileiros

A precarização do trabalho e o desmonte da política de estoques de alimentos como pontos que contribuiram para este quadro de miséria no Brasil.

Divisão do lucro recorde do FGTS no ano passado deve ser votada nesta semana

Com a aprovação, os valores devem ser depositados na conta dos trabalhadores no final de agosto