Investimento da indústria em expansão em 2010 será o maior em oito anos

A indústria planeja expandir neste ano sua capacidade instalada em 14,6% em média. O percentual é o

A indústria planeja expandir, neste ano, sua capacidade instalada em 14,6%, em média. O percentual é o maior registrado em oito anos, como mostra pesquisa divulgada na segunda-feira, 22, pela Fundação Getulio Vargas.

A Sondagem de Investimentos da Indústria revela que, para o triênio 2010/2012, a projeção do setor é de uma expansão de 23,8%, maior do que a do ano passado para o triênio 2009/2011, que foi de 21,2%. O percentual, no entanto, é inferior à projeção feita em 2008 para o triênio 2008/2010, que era de 25,1%.

O setor de bens de consumo, que inclui imóveis e veículos, apresentou a maior previsão de expansão, com média de 16%, considerada a mais favorável dos últimos cinco anos. Em seguida aparecem os setores de bens de capital (máquinas e equipamentos) e bens intermediários (vestuário, calçados e alimentos), com previsões médias de 15,4% e 13,8%, respectivamente.

Para o período 2010/2012, a maior taxa média de investimentos em capacidade de produção também foi verificada no setor de bens de consumo, com 27,1%. Em bens de capital, a taxa passou de 17,1% em 2009 para 25,9% em 2010, enquanto em bens intermediários a taxa prevista para este ano é de 21,7%, contra 19,9% no ano passado.

Entre as empresas pesquisadas, 80% consideraram o nível de demanda interna uma influência positiva para a realização de investimentos em 2010. Já 40% das indústrias informaram que a demanda externa também seria um fator positivo para os investimentos.

Quanto às condições de financiamento neste ano, 42% das empresas entrevistadas consideraram positivas, o melhor resultado da série histórica da pesquisa. Já a taxa de juros foi indicada como influência positiva por 31% do mercado e negativa por 29%. Para a FGV, apesar das opiniões divididas, esta também é a melhor avaliação a respeito desta variável nos últimos quatro anos.

Para a realização da Sondagem de Investimentos da Indústria de janeiro/fevereiro de 2010, a Fundação Getulio Vargas ouviu 723 empresas entre os dias 4 de janeiro e 26 de fevereiro deste ano. Juntas, essas empresas somam um faturamento de R$ 460,3 bilhões e empregam 880 mil pessoas.

O objetivo da pesquisa é fornecer sinalizações sobre o rumo dos investimentos produtivos no setor industrial.

Fonte: Agência Brasil

Compartilhar

Veja também

Trabalhadores da TK Elevator aprovam proposta de PLR negociada pelo Sindicato

Negociação conquistada pelo sindicato terá validade de dois anos

Direção reforça luta pela categoria em cerimônia de final de ano em Guaíba

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.

Com trabalhadora gaúcha, Conselho Mundial da TKE realiza reunião do Comitê Executivo