IBGE: indústria cresce no primeiro bimestre em nove dos 14 locais pesquisados

RS é um dos sete estados que tiveram crescimento acima da média nacional

08/04/2014

A expansão acumulada de 1,3% na produção industrial brasileira nos dois primeiros meses do em comparação com o mesmo período do ano passado reflete resultados positivos em nove dos 14 locais pesquisados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Desses nove, sete cresceram acima da média nacional (1,3%): Pernambuco (8,3%), Amazonas (6,0%), a Região Nordeste, que como um todo cresceu 2,9%, Pará (2,7%), Minas Gerais (2,5%), Paraná (2,3%) e Rio Grande do Sul (2%). Outros dois estados, embora tenham fechado o bimestre com taxas positivas, cresceram abaixo da média nacional: Santa Catarina (1,1%) e Ceará (0,8%).

As quedas mais acentuadas foram verificadas em São Paulo – maior parque fabril do país, com queda na produção industrial acumulada de janeiro a fevereiro de 2,4%; e no Rio de Janeiro e Espírito Santo, ambos com variação de -2,2%.

Nesses dois estados, segundo o IBGE, os resultados refletem especialmente a menor produção dos setores de veículos automotores, refino de petróleo e produção de álcool, outros produtos químicos, edição, impressão e reprodução de gravações e produtos de metal, no caso do Rio de Janeiro; e de farmacêutica, indústrias extrativas, edição, impressão e reprodução de gravações, metalurgia básica e de veículos automotores, no segundo; e de indústrias extrativas, no Espírito Santo. Aparecem, ainda, com resultados negativos Goiás (-0,8%) e Bahia (-0,1%)

Agência Brasil

Compartilhar

Veja também

Ministro nega fim da multa do FGTS por demissão

Circulam nas redes notícias sobre mudanças no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que prejudicariam os trabalhadores, classificadas como fake news

Tribunais Regionais do Trabalho começam a julgar aviso prévio

Sindicato inicia consertos na Colônia de Férias após passagem de ciclone extratropical