Globus descumpre lei e demite cipeira

Segundo Gabriela Kuball, a demissão foi uma grande surpresa e os patrões a mandaram embora sem nenhuma justificativa

07/05/2018

No último dia 2 de maio a empresa Globus, situada na zona norte de Porto Alegre, arbitrariamente demitiu a funcionária e representante do CSE do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, Gabriela Mello Kuball, que goza de estabilidade no emprego conforme NR5, que regulamenta Cipa. E é bem claro no item 5.8:
“5.8 É vedada a dispensa arbitrária ou sem justa causa do empregado eleito para cargo de direção de Comissões Internas de Prevenção de Acidentes desde o registro de sua candidatura até um ano após o final de seu mandato. Portanto, somente os representantes dos empregados eleitos na eleição da CIPA (titulares e suplentes), dispõem de estabilidade, sendo de um ano durante o seu mandato e mais um ano após o final do seu mandato.”

Segundo Gabriela, a demissão foi uma grande surpresa e os patrões a mandaram embora sem nenhuma justificativa. “Minha demissão mostra mais uma vez o descaso da classe patronal com o trabalhador. Desde a implementação d a Reforma Trabalhista a gente está ainda mais vulnerável’’, comenta.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre, João Massena garantiu que a instituição está tomando todas as medidas cabíveis para reverter essa situação. Segundo Massena não é de hoje que a empresa que usa de práticas anti-sindicais, “a Gabriela é uma representante legal dos trabalhadores eleita pelo CSE comitê sindical por empresa, em 2016, mas a Globus segue não conhecendo o comitê, que é legítimo’’ manifesta Massena.

Gabriela ainda conta que a empresa não quis realizar a homologação no sindicato, “eles estão me demitindo e querem eles mesmos fazer a conferência se estão me pagando corretamente meus direitos?’’ indaga a funcionária, frustrada com as práticas anti-sindicais da empresa.

Compartilhar

Veja também

Empresas são condenadas a ressarcir a Previdência Social

Conta de luz vai doer menos no bolso do trabalhador

INPC sobe 1,04% em abril e acumula alta de 12,47% nos últimos 12 meses

Foi a maior variação para um mês de abril desde 2003 (1,38%).