Formatura do Curso em Saúde do Trabalhador é celebrada neste sábado na Escola Mesquita

Foi realizada no último sábado a cerimônia de formatura do curso “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora na Prevenção de Acidentes e de Assédio”, promovido pelo Instituto Integrar, em parceria com o Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, do Ministério do Trabalho.

A cerimônia aconteceu na Escola Mesquita, em Porto Alegre, e reuniu autoridades, educadores e trabalhadores que concluíram as 100 horas de formação. Participaram do evento Amarildo Cenci, presidente da CUT-RS; Claudir Nespolo, superintendente do Trabalho no Rio Grande do Sul; Paulo Chitolina, presidente do Instituto Integrar; e Adriano Filippetto, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre. A mediação da solenidade foi conduzida pelo educador João Marcelo.

Durante o evento, os discursos ressaltaram a importância da educação como ferramenta de transformação social, especialmente entre os trabalhadores. Paulo Chitolina lembrou das barreiras de acesso enfrentadas por muitos. “Muitas vezes o trabalhador não consegue chegar na escola formal, não consegue chegar na Escola Mesquita. E a gente precisa, enquanto instituição, pensar a educação dos trabalhadores”, afirmou.

A advogada Fernanda Livi, responsável por um dos módulos do curso, destacou o envolvimento e o comprometimento dos alunos. “Pra mim foi uma experiência muito rica. A turma era excelente, desafiava a gente. Foi uma turma muito especial.”

Já o presidente do Sindicato dos Metalúrgicos, Adriano Filippetto, falou sobre os obstáculos enfrentados para garantir a realização das atividades formativas. “Eu duvido que o povo não quer qualificação, que o povo não quer se formar. O povo pede formação. E não é o meu papel, enquanto presidente, dizer que não vai ter. Se eu não conseguir, pelo menos eu tentei.”

Claudir Nespolo reforçou a importância de multiplicar o conhecimento adquirido. “Esse conhecimento vocês podem guardar para vocês ou podem ir passando para outras pessoas. Portanto, sejam multiplicadores.”

O curso, realizado ao longo de várias semanas, reuniu trabalhadores metalúrgicos e de outros setores. A formação abordou temas fundamentais para a saúde e segurança no ambiente de trabalho, além da prevenção de diferentes formas de assédio, promovendo o empoderamento e a consciência coletiva.

A formatura foi marcada por reconhecimento e o fortalecimento do compromisso com a qualificação e a valorização da classe trabalhadora.


Luiza Alves – STIMEPA

Confira as fotos dos formandos:

Compartilhar

Veja também

Sindicato discute condições de trabalho de imigrantes argentinos com autoridades do Brasil e da Argentina

NOTA PÚBLICA DA CUT-RS

Se o Brasil cresce e a arrecadação também, por que reduzir direitos? Presidente Lula, defendemos outro caminho!

Sindicato promove cerimônia de posse dos trabalhadores eleitos para os Comitês Sindicais de Empresa em Guaíba

Foram empossados representantes da TK ELEVATOR, ODERICH e DATACOM