Formação do Macrossetor da Indústria da CUT fortaleceu dirigentes sindicais no RS

Mais de 40 dirigentes sindicais de todo o Rio Grande do Sul concluíram, em Canoas, uma etapa importante da formação do Macrossetor da Indústria da CUT. Realizada em parceria com a Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS e o Instituto Integrar, a iniciativa teve como objetivo qualificar lideranças com ferramentas e conhecimentos essenciais para enfrentar os desafios da luta sindical. Iniciada em 2024, a formação abordou temas como administração sindical, negociação coletiva, Participação nos Lucros e Resultados (PLR) e E-Social, preparando os dirigentes para uma atuação mais estratégica.

Cerimonia de Formatura aconteceu no dia 23 de maio no Sindicato dos Metalúrgicos de Canoas

Sete dirigentes do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre participaram: Joyce Gomes (Hidrojet), Fred Apratto (GKN), Rockson Silveira (Usiminas), Alex de Souza (OTAM), Taise Almeida (TKE), Patrick Marques (Oderich) e Helder Dias (CIBER). Eles integraram um grupo diverso, com representantes também de setores como alimentação, calçado, vestuário, moveleiro e aeroviário, todos comprometidos com o fortalecimento da classe trabalhadora.

Presidente da CUT, Amarildo Censi, esteve presente na atividade

A formação dedicou atenção especial às dificuldades enfrentadas pelas mulheres no mundo do trabalho. “Foi muito importante ter um espaço de voz, com módulos voltados às especificidades das trabalhadoras”, destacou Taise Almeida, diretora do Sindicato. Joyce Gomes ressaltou que o curso também ampliou o conhecimento sobre legislação trabalhista e mecanismos de negociação, como o cálculo do INPC, informação essencial para o trabalho com as bases.

Helder Dias, durante o relato sobre a importância da formação para a luta dos trabalhadores

Helder Dias apontou que todos os módulos foram relevantes, destacando especialmente o conteúdo sobre redes sindicais, que facilitou a criação de estratégias mais eficazes para pressionar as empresas. Graças a formações anteriores, ele conseguiu reativar a articulação entre trabalhadores da John Deere em diferentes unidades, fortalecendo o trabalho em rede. Para Rockson Silveira, “estar capacitado é essencial para enfrentar os desafios que virão”.

Finalizada com a formatura em 23 de maio, a formação do Macrossetor da Indústria da CUT consolidou-se como uma importante ferramenta para fortalecer a organização sindical e a negociação coletiva no estado. A parceria com o Instituto Integrar garantiu uma qualificação sólida, alinhada à realidade das bases, num momento em que a atuação sindical demanda preparo, unidade e mobilização.

Luiza Alves – Comunicação STIMEPA

Fonte: Instituto Integrar

Fotos: Rita Garrido

Compartilhar

Veja também

17ª Plenária Nacional da CUT – Novos Tempos, Novos Desafios começa nesta terça (14)

Metalúrgicos da GKN entram em estado de greve pelo vale-alimentação

Ação conjunta dos Sindicatos de Porto Alegre e de Charqueadas mobiliza os trabalhadores da fábrica nas duas cidades e agora a empresa tem até o dia 20 de novembro para negociar uma proposta

Produção industrial cresce em nove das 14 regiões pesquisadas pelo IBGE