Estudantes da Escola Mesquita desenvolvem robô para o Hospital da Criança do GHC

Um antigo aspirador de pó ganhou vida nova nas mãos dos estudantes da Escola Técnica Mesquita. Alunos do curso de Manutenção Eletroeletrônica, por meio do programa Jovem Aprendiz, transformaram o equipamento em um robô com a nobre missão de auxiliar a equipe de enfermagem do Hospital da Criança, do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), localizado na zona norte de Porto Alegre.

Parceria entre Escola Mesquita e GHC já dura anos
Foto: Samara Leite

Batizado de “ajudante de enfermeiros”, o robô foi criado para transportar e entregar materiais hospitalares, como refeições e insumos, de forma lúdica e interativa. A proposta é contribuir para uma rotina mais leve e humanizada, especialmente para os pequenos pacientes internados, promovendo bem-estar emocional durante o tratamento.

Projeto irá passar por melhorias nas próximas etapas do projeto
Foto: Samara Leite

Além de carregar um caráter técnico e inovador, o projeto também evidencia o compromisso social que norteia a formação oferecida pela Escola Mesquita. “Já estamos trabalhando nesse robô há dois semestres. Agora, essa turma está finalizando a programação e dando movimento ao equipamento”, relatou Claudete Oliveira, diretora da Escola.

Claudete Oliveira e o professor Alisson Marques, tem tocado o projeto junto com os alunos.
Foto: Samara Leite

O robô ainda passará por melhorias visuais e está confirmado para participar de uma competição de robótica. A previsão é que ele esteja disponível para uso no hospital a partir de outubro. O desenvolvimento envolveu diversas turmas e níveis de formação, desde o curso técnico até os jovens aprendizes, demonstrando a integração pedagógica proposta pela escola.

Aspirador de pó deu origem ao projeto.
Foto: Samara Leite


Educação aliada à comunidade

Fundada nos anos 1960 pelo Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, a Escola Mesquita nasceu com a missão de oferecer educação de qualidade aos filhos dos trabalhadores e à própria categoria metalúrgica. Hoje, a instituição mantém essa essência, oferecendo cursos técnicos e o programa Jovem Aprendiz.


A partir de 2026, a escola dará um novo passo ao ampliar sua oferta educacional para os ensinos Fundamental e Médio, reforçando seu papel histórico na formação de jovens e no desenvolvimento social da região.

Compartilhar

Veja também

Gerdau registra lucro líquido de R$ 856 milhões no segundo trimestre

Por que celebramos o Dia da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha?

Luta por igualdade e valorização das mulheres negras no mundo do trabalho também é uma pauta do movimento sindical

Campanha do Agasalho dos Metalúrgicos: Sindicato entrega doações em Guaíba

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.