Na tarde de ontem, 28 de agosto, a Escola Mesquita foi contemplada com 5 computadores do Programa Computadores para Inclusão, uma ação do Governo Federal, executada pelo Ministério das Comunicações (MCom), que tem como objetivo promover a inclusão digital em todo o país.

A entrega dos equipamentos aconteceu no Museu do Hip Hop, em Porto Alegre, e marcou um importante passo para ampliar o acesso à tecnologia e fortalecer o processo de ensino na escola.
O Programa já soma mais de 61,8 mil computadores doados, beneficiando mais de 5 mil Pontos de Inclusão Digital em 1.232 municípios brasileiros, além de ter formado mais de 54,5 mil alunos em cursos de capacitação tecnológica. Até o final de 2025, a meta é alcançar a marca de 75 mil computadores doados e formar mais 11 mil jovens e adultos em situação de vulnerabilidade.

No Rio Grande do Sul, os investimentos chegam a R$ 30 milhões, destinados à criação de Pontos de Inclusão em diversas instituições de ensino – entre elas, a Escola Mesquita – e também para a formação de jovens e adultos em cursos de tecnologia da informação e comunicação.

O ato de entrega contou com a presença do diretor financeiro do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, Marcelo Jurandir, do diretor de Cultura e Lazer, Alex de Souza, e da diretora da Escola Mesquita, Claudete Oliveira, que destacaram a importância da iniciativa para democratizar o acesso às tecnologias da informação e comunicação, qualificando os estudantes para o futuro.

A Escola Mesquita já é um espaço consolidado de formação e inclusão de trabalhadores na área da tecnologia, e com esta conquista reafirma seu compromisso em oferecer educação de qualidade, contribuindo para a formação cidadã, crítica e profissional de seus alunos.