Dirigentes sindicais participam de intercâmbio em São Paulo

Os companheiros conheceram modelos de Comitês Sindicais a serem implantados aqui nas empresas de nossa base metalúrgica

Durante uma semana, entre os dias 23 e 30 de setembro, 15 dirigentes do nosso sindicato estiveram na região do ABC paulista para participar de cursos de formação e assembleias, e conhecer empresas e entidades sindicais metalúrgicas, entre elas a CNM/CUT (Confederação Nacional dos Metalúrgicos). Os dirigentes também tiveram a oportunidade de conhecer a TVT – TV dos Trabalhadores, em São Bernardo do Campo, a redação do jornal ABCD Maior, cooperativas montadas a partir do fechamento de empresas e as subsedes do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Segundo o diretor de formação do Stimepa, Elisandro Marques, o objetivo maior era conhecer o modelo de organização no local de trabalho para implantar aqui em nossa base metalúrgica os CSE – Comitês Sindicais de Empresa. “Para isso será necessária a alteração do estatuto do sindicato. Estamos coletando dados para elaborar uma cláusula estatutária que deverá ser apresentada no Congresso dos Metalúrgicos de Porto Alegre”, revelou.

Para a delegação, os pontos mais importantes observados foram a organização e união dos trabalhadores, fatores que obrigam os patrões a levarem a sério as reivindicações dos metalúrgicos e a estabelecer negociações proveitosas com as CSEs e com o sindicato.

Compartilhar

Veja também

Sem correção da tabela, quem ganhar até um salário mínimo e meio poderá pagar IR em 2023

Em greve, trabalhadores da Estrutural, de Alvorada, conquistam negociação

Metalúrgicos da Grande Alegre aderem à Campanha da CUT: A vida não tem hora extra!

Metalúrgicos da Grande Porto Alegre aprovam pauta da Campanha Salarial Unificada e aderem à Campanha da CUT RS "A Vida Não Tem Hora Extra"