Marcha da Classe Trabalhadora acontece no próximo dia 29 de abril
No dia 29 de abril, a direção do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre estará em Brasília participando da Marcha da Classe Trabalhadora, momento que será o ponto alto da Jornada Nacional de Lutas iniciada no dia 9 de abril. Desde então, a CUT e suas entidades filiadas vêm realizando debates, encontros e atividades para mobilizar os trabalhadores e trabalhadoras em torno de pautas históricas e urgentes para a categoria e para todo o conjunto da classe trabalhadora brasileira.
Entre as principais reivindicações que serão levadas aos poderes Legislativo e Executivo está a redução da jornada de trabalho sem redução de salário, uma pauta antiga da CUT e de movimentos sindicais, e o fim da escala 6×1, que tanto prejudica o convívio familiar e a qualidade de vida de quem trabalha. Além disso, os trabalhadores exigem a isenção do Imposto de Renda para quem ganha até R$ 5 mil por mês.
Para o diretor de comunicação do Sindicato, Jorge Schell, que também é trabalhador da empresa Datacom e estará presente na marcha em Brasília, esse é um momento decisivo para toda a categoria:
“ao longo dos anos, nós lutamos por essa redução de jornada. Há alguns anos pedimos as 40 horas, mas não conseguimos. Mas agora, com a grande mobilização de trabalhadores em direção a Brasília, é hora de exigir um direito de poder viver, de ter lazer com a família, aproveitar os bons momentos, porque hoje, numa escala tão exigente, a gente quase não tem tempo para a vida. O mais importante é reduzir a jornada, sem reduzir os salários. Sabemos que isso não depende só do poder Executivo federal, e sim do Congresso Nacional estar ao lado dos trabalhadores, atendendo essa pauta. É sobre isso que nós vamos pressionar para conquistar.”

O diretor Alex de Souza, trabalhador da empresa Otam S&P, também reforça a importância dessa mobilização: “ Mesmo que a empresa que eu trabalho não é 6×1, é nesse momento que nós, trabalhadores, temos que abraçar essa causa, porque não é uma rotina digna para um trabalhador, tu trabalhar 6 dias e descansar somente 1 dia. Que qualidade de vida o trabalhador vai ter para atender sua família ou poder fazer uma formação melhor? Então é nessas horas que o trabalhador tem que se unir e ter essa representatividade nessa marcha para Brasília. É muito importante estarmos unidos e lutarmos por uma melhor qualidade de vida e de trabalho para todos”.

Ao todo serão 11 representantes da nossa categoria que participarão da atividade em Brasília junto a outras categorias. Além disso, o Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre reforça a importância da mobilização e convida toda a categoria a acompanhar e apoiar essa jornada, que culmina no 1º de Maio, Dia Internacional dos Trabalhadores e das Trabalhadoras. Em Porto Alegre, a atividade será na Casa do Gaúcho a partir das 14h.
A luta é coletiva, a conquista é de todos.
Luiza Alves – Comunicação STIMEPA