Nos dias 9 e 10 de abril, a direção da Confederação Nacional dos Metalúrgicos da CUT (CNM/CUT) se reuniu no Auditório da Sede Nacional da CUT, em São Paulo, e também de forma virtual, para realizar o balanço do primeiro biênio da gestão eleita em 2023 e definir o planejamento das ações para o período 2025/2027. O encontro contou com a participação de dirigentes de sindicatos metalúrgicos de todo o Brasil, incluindo a diretora Catiana Leite e o presidente Adriano Filippetto, que fazem parte da diretoria da CNM.

Durante os dois dias de atividades, os dirigentes debateram temas estratégicos para o fortalecimento da categoria, como a campanha nacional pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários, a organização da Plenária Estatutária e os projetos de intercâmbio sindical. A primeira troca de experiências será realizada em maio, quando a direção do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC visitará Porto Alegre. Na sequência, os dirigentes gaúchos retribuirão a visita.
Outro ponto importante do encontro foi a aprovação das lutas e ações para o segundo biênio, com destaque para o fortalecimento dos coletivos ligados às federações, a ampliação da participação dos sindicatos na própria CNM e a inclusão de cláusulas sociais debatidas nas instâncias de base. Também foram discutidas estratégias para potencializar a atuação nos segmentos da indústria, alinhadas à Nova Indústria Brasil (NIB).
A diretora Catiana Leite destacou a relevância da reunião para o alinhamento nacional da categoria. “Esse espaço é fundamental para o fortalecimento da luta pela redução da jornada de trabalho sem redução de salários. É o aprendizado do trabalho em rede, da luta de classes. Nossa luta é a mesma em todos os estados, mas a garantia dos direitos é o nosso norte”, afirmou.

Um dos principais desafios imediatos será a mobilização nacional em Brasília no próximo dia 29 de abril. Trabalhadores de diversas regiões do país se reunirão na capital federal para cobrar a redução da jornada de trabalho, uma reivindicação histórica da categoria metalúrgica e de outras categorias organizadas pela CUT.
Fotos: Cadu Bazilevski
Luiza Alves – Comunicação STIMEPA