Diretor do STIMEPA participa de evento sobre saúde do trabalhador em Tramandaí

Capacitação sobre as notificações de acidentes de trabalho e a realização da Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador estiveram na pauta do encontro

A saúde dos trabalhadores foi tema de evento ocorrido na última sexta-feira (26/07), na cidade de Tramandaí, no espaço de eventos da Prefeitura Municipal. A atividade foi uma iniciativa do Centro de Referência em Saúde do Trabalhador (CEREST) de Gravataí e contou com uma palestra de capacitação sobre as notificações dos acidentes de trabalho, com a participação da enfermeira Melissa e da psicóloga Carolina.

A atividade foi voltada para profissionais da saúde, agentes comunitários, enfermeiros, assistentes sociais, médicos e técnicos de enfermagem. O objetivo do encontro foi debater e orientar sobre a importância de ter presente nos atendimentos de saúde o registro detalhado quando se tratar de acidentes de trabalho.

O diretor do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA) e representante do Controle Social do CEREST Gravataí, Marcelo Nascimento, alertou sobre a necessidade dos registros para aperfeiçoar as políticas de prevenção e proteção aos trabalhadores. “É importante seguir fomentando as notificações e agravos relacionados ao trabalho, pois acontece centenas de acidentes de trabalho que não são notificados”, salientou.

Conferências Regionais
Outro tema em dabate foi a organização das conferências municipais e regionais de saúde do trabalhador e trabalhadora. Os encontros regionais devem anteceder a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), a ser realizada em 2025, e que tem como tema central a “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano”.

Recentemente Marcelo esteve em Brasília, participando do 10º Encontro Nacional das Comissões Intersetoriais de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora, o chamado Cisttão. O evento, que é o encontro das Cists de todo o país, ocorreu entre 16 e 18 de julho, na capital federal e debateu justamente a questão da prevenção da saúde dos trabalhadores.

Compartilhar

Veja também

Em 2023, 77% dos acordos coletivos tiveram reajustes salariais acima da inflação

Pisos negociados nos acordos coletivos ficam, em média, 25% acima do salário mínimo

ThyssenKrupp supera expectativa e melhora previsão para 2010

Dia Mundial da Saúde destaca a importância da primeira infância: convenção da metalurgia garante direitos e categoria luta por licença-maternidade de 6 meses

Direitos conquistados e novas lutas mostram que saúde começa com valorização e respeito às trabalhadoras