Diretor do STIMEPA participa de debates sobre saúde e trabalho na 4ª CNGTES em Brasília

Entre as propostas aprovadas pela Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde está a valorização dos trabalhadores de saúde para o fortalecimento do SUS

O diretor de Saúde do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), Marcelo Nascimento, marcou presença na etapa nacional da 4ª Conferência Nacional de Gestão do Trabalho e Educação na Saúde (4ª CNGTES), realizada entre os dias 10 e 13 de dezembro, em Brasília. O evento reuniu mais de 2.300 participantes, incluindo delegados de todo o país, para debater o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS) e a valorização dos trabalhadores da saúde. Indicado pela Central Única dos Trabalhadores (CUT), Marcelo fez parte da Comissão de Relatoria do evento, responsável pela produção do relatório final com propostas, diretrizes e ações a serem empreendidas a partir das discussões abordadas na Conferência.

Ao final, a Conferência aprovou 84 diretrizes, 291 propostas e 64 moções, reforçando o compromisso com a educação permanente e a equidade no SUS. A participação do diretor esteve voltada aos debates do eixo 2, que abordou questões como condições de trabalho dignas, seguras e humanizadas. De acordo ele, as propostas voltadas à promoção da saúde dos trabalhadores passam também pela necessidade de resistir a retrocessos que possam comprometer direitos conquistados.

Sindicato presente
Para Marcelo, a participação do Sindicato nesses espaços é essencial para garantir que as demandas dos trabalhadores sejam ouvidas e incorporadas às políticas públicas.

“Essa conferência reafirmou a importância de lutarmos por condições dignas e pela valorização dos trabalhadores, não apenas na saúde, mas em todas as áreas. Nosso papel como sindicato é levar essa pauta adiante e garantir que as decisões tomadas aqui reflitam as necessidades de quem está na linha de frente,” destacou o diretor.

Marcelo ressalta que garantir acesso e condições de saúde para os trabalhadores também é bandeira do Sindicato. Nesse sentido, a participação de lideranças sindicais em eventos como a 4ª CNGTES reforça o papel estratégico dos sindicatos na construção de um sistema de saúde público e democrático, contribuindo para consolidar o SUS como um instrumento de justiça social e de garantia de direitos.

Por Luciene Leszczynski / Comunicação STIMEPA – Foto Marcelo Nascimento

Compartilhar

Veja também

Trensurb vai abrir concurso público para preencher 690 vagas

89% dos esportistas brasileiros nas Olimpíadas recebem Bolsa Atleta

O benefício atende 241 dos 276 atletas brasileiros que competem nas Olimpíadas de Paris. Valor pode chegar a mais de R$ 16 mil mensais

Ministro nega fim da multa do FGTS por demissão

Circulam nas redes notícias sobre mudanças no Fundo de Garantia por Tempo de Serviço que prejudicariam os trabalhadores, classificadas como fake news