CUT RS manifesta solidariedade a dirigentes do SindSaúde-RS contaminados pelo Covid-19

STIMEPA se solidariza com a diretora, que buscou atendimento em unidades do GNC e foi liberada sem realizar o teste

06/04/2020

A CUT-RS expressa solidariedade à diretora de Saúde do Trabalhador do SindiSaúde-RS, Maria Lúcia Schaffer, de 74 anos, contaminada pelo coronavírus e internada na UTI do Hospital de Clínicas de Porto Alegre desde a noite da última quinta-feira (02/04).

Conforme apedido publicado, na edição desta segunda-feira (06/04)) do Correio do Povo pelo SindSaúde-RS e pela Associação dos Servidores do Grupo Hospitalar Conceição (Aserghc), antes de ser internada, “ela e o seu marido procuraram atendimento por três vezes, sem êxito, em unidades do Grupo Hospitalar Conceição (GHC). Uma na UPA e outras duas no Centro de Referência em Coronavírus do Hospital Nossa Senhora da Conceição”.

“Mesmo sendo de grupo de risco (pela idade e por realizar tratamento de várias enfermidades) e por ter mantido contato com diretores do Sindicato que testaram positivo para o Covid-19, foi liberada sem realizar o teste”, denunciam.

As entidades “exigem esclarecimentos e explicações da direção do GHC e dos responsáveis pelo Centro de Referência em Coronavírus. É inadmissível que no hospital referência no Estado na guerra contra a pandemia do coronavírus tenha ocorrido um atendimento com tamanha deficiência. A negligência não se pode repetir com mais ninguém, muito menos quando se trata de idosos”.

O presidente da CUT-RS, Amarildo Cenci, considera totalmente intolerável a falta de atendimento para qualquer trabalhador ou trabalhadora que possui sintomas da doença e necessita realizar o teste no Sistema Único de Saúde (SUS). “Além de solidários, estamos acompanhando o caso com muita preocupação e esperamos a pronta recuperação da Maria Lúcia e a dos demais companheiros do SindSaúde-RS e do Simpa que se encontram em quarentena”, salienta.

“Estamos também na luta para proteger os profissionais da Saúde, que estão se arriscando para salvar as nossas vidas, pressionando os governos e os hospitais para que garantam Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e condições adequadas de trabalho, segurança e higiene”, destaca Amarildo.

Confira o apedido do SindSaúde e da Aserghc!

 Fonte: CUT/RS

Compartilhar

Veja também

Negociações salariais ficaram abaixo da inflação em 51% dos acordos firmados em abril, diz Fipe

STF decide pela obrigatoriedade de negociação coletiva antes de demissão em massa

A intervenção sindical prévia é exigência procedimental imprescindível para a dispensa em massa de trabalhadores