CUT exige que governo mantenha antecipação de 13º a aposentados e pensionistas

Em mais uma medida de ajuste fiscal contra a classe trabalhadora, o governo anunciou que não faria, este ano, a antecipação do 13º salário dos aposentados e pensionistas, como vem fazendo desde 2006

25/08/2015

Depois das críticas ao adiamento, o governo voltou atrás e decidiu pagar 25% do 13º salário dos aposentados e pensionistas em setembro e 25% em outubro. Isso é um retrocesso. É um desrespeito com àqueles que contribuíram durante muitos anos para o crescimento e desenvolvimento do país e se programaram para receber o 13º entre o final de agosto e início de setembro.

A justificativa do ministro da Fazenda, Joaquim Levy, foi a de sempre: falta de recurso em caixa para fazer o pagamento, que custa aos cofres públicos R$15 bilhões. Para pagar os juros da dívida pública federal, que só no primeiro semestre de 2015 foi de R$ 180,6 bilhões, Levy nunca alegou falta recurso em caixa.

O problema da política econômica do governo é a escolha do que é prioridade. Enquanto os rentistas são beneficiados com parcelas cada vez mais significativas da riqueza nacional, os aposentados e pensionistas sofrem com as escolhas do ministro.

A CUT exige que o governo mantenha a antecipação do 13º° salários dos aposentados, conforme foi negociado entre a Central Única dos Trabalhadores, as demais centrais e o governo do presidente Lula.

Fonte: Viomundo

Compartilhar

Veja também

Veja como quatro pontos da reforma da Previdência vão deixar você mais pobre

INSS libera segunda parcela do 13º dos aposentados

Quanto vale nossa vida?

Diferente do que muitos afirmam, nem tudo tem um preço, principalmente se você ama alguém