CURSO ANUAL DE FORMAÇÃO DE CIPEIROS

Inscrições abertas até o dia 28 de junho

18/06/2013

Inscrições abertas até o dia 28 de junho

    O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre promove a partir de julho (em data ainda a ser definida) o tradicional Curso Anual de Formação de Cipeiros. O curso é gratuito e as inscrições estão abertas até o último dia útil deste mês, 28 de junho, às 18 horas. Os/as interessados/as devem se inscrever na sede e nas subsedes do sindicato, por telefone ou com um dos dirigentes sindicais nas fábricas.
Diferente dos cursos convencionais que, na maioria das vezes, impõem a visão mais patronal sobre como deve ser a Cipa e como devem atuar os cipeiros, o curso do sindicato ensina o trabalhador e a trabalhadora a efetivamente atuar, fazer a prevenção e a combater as más condições de trabalho, que geram os acidentes e doenças do trabalho.


    “Na verdade, o curso forma cidadãos preparados para atuar na segurança e na prevenção de acidentes e doenças não só nos ambientes de trabalho, mas em qualquer outro lugar que ofereça riscos individuais e coletivos às pessoas”, resume o diretor de Saúde do sindicato, Marcelo Jurandir. Segundo ele, a equipe multiprofissional e interdisciplinar responsável pela formação, formada por médicos do trabalho, advogados, engenheiros e técnicos de segurança, auditores fiscais do trabalho, cipeiros e dirigentes sindicais, capacita plenamente os participantes para identificar as situações e os riscos e agir para evitar os problemas. “No final do curso, os alunos ficam mais do que aptos para atuar nas Cipas ou para colaborar com os cipeiros e profissionais da segurança, saúde e prevenção nas fábricas metalúrgicas”.


    O curso é dividido por, no mínimo, nove módulos, cada um deles ministrado em uma manhã de sábado de cada mês, na sede do sindicato, sempre com um tema diferente. Entre os temas, destacam-se “Ler/Dort e Ergonomia”, “Saúde Mental e o Trabalho”, “Mapa de Riscos: a identificação, prevenção e investigação de acidentes”, “A CAT e sua importância para garantir os direitos previdenciários das vítimas”, “O Auxílio doença acidentário e o auxílio doença comum”, “Os laudos: LTCAT, PPRA, PCMSO e PPP”, “A NR5 e a importância do papel do cipeiro”, “O assédio moral, o racismo e o sexismo no trabalho”, “Aposentadoria e outros direitos previdenciários” e “Como fazer um bom trabalho na Cipa (planejamento)”. Segundo o diretor Marcelo Jurandir, outros assuntos importantes podem ser agregados à grade de formação do curso. “Neste ano, por exemplo, queremos ampliar o tema que trata do adoecimento mental e o uso de drogas ilícitas e lícitas no trabalho, incluindo a dependência a medicamentos, tabaco e bebidas alcoólicas, assuntos praticamente ignorados em outros cursos de Cipa.

Compartilhar

Veja também

Fim da escala 6×1 pode gerar 4,5 mi de empregos e impulsionar a economia do país

Trabalhadores e empresas seguem contribuindo na Campanha do Agasalho dos Metalúrgicos

A ação faz parte da Campanha do Agasalho dos Metalúrgicos, que vem mobilizando trabalhadores e empresas da base metalúrgica para arrecadar doações e distribuir para famílias em situação de vulnerabilidade social

Serão injetados 10,17 bilhões na economia do Rio Grande do Sul com o pagamento do 13º salário de 2014, do total de recursos, 7% corresponderá ao setor metalúrgico