Conclusão do curso: alunos da Escola Mesquita promovem “batalha de robôs”

.

12/07/2017

Projeto mostra que Escola Mesquita está em sintonia com o futuro e as inovações tecnológicas

Na noite da terça-feira, 11 de julho, os alunos da Escola Técnica Mesquita, que estão concluindo os cursos técnicos de Eletrônica, Mecânica e Automação Industrial, apresentaram seus trabalhos de conclusão de curso no evento que se convencionou chamar de “a batalha dos robôs”.

A partir da proposta dos projetos, os alunos, em trabalhos de grupos, construíram uma arena de proteção e quatro protótipos com tecnologias embarcadas e armaduras de ataque e defesa, para proporcionar um espetáculo de luta entre os robôs comandados por controle remoto.

Num primeiro momento, os alunos apresentaram em bancadas os seus projetos. Em seguida, a direção e professores da Escola Mesquita definiram um grupo de avaliadores e o sorteio das disputas entre os robôs, que receberam nomes distintos: Penélope Chucky contra Ghost Robot e Caveirão contra Ouriço Furious. Os vencedores das duas batalhas, disputariam a batalha final.

Embora alguns problemas técnicos tenham sido observados, as disputas foram comemoradas pelo público majoritariamente formado por alunos que compareceram em peso para prestigiar o evento. No final, Ouriço Furious venceu Penélope Chucky, tornando-se o 1° campeão da 1ª Batalha de Robôs da Escola Mesquita.

O diretor da escola, Jurandir Damin, ressaltou a importância do conhecimento adquirido pelos alunos com este projeto que tende a se repetir e se aprimorar nos próximos anos. Também falou da surpreendente solidariedade demonstrada pelos estudantes, que deixaram o sigilo de seus protótipos em segundo plano e priorizaram a ajuda mútua na hora de projetá-los e confeccioná-los.

O Sindicato dos Metalúrgicos de Porto Alegre foi representado pelo dirigente Adriano Fellipetto, diretor de Formação da entidade, para quem o evento mostrou que a escola está em sintonia com o futuro e as inovações tecnológicas por meio deste trabalho solidário, inovador e criativo dos robôs, e a inclusão do pioneiro curso de Sistemas de Energia Renovável, que pretende formar profissionais habilitados para realizar projetos, instalações e manutenções de sistemas híbridos de geração de energia elétrica a partir de fontes de energia limpa, que são a fotovoltaica (captação de energia solar por meio de placas) e a eólica (captação de energia do vento, por meio de aerogeradores).

Compartilhar

Veja também

Central Única dos Trabalhadores divulga campanha para criação de Brigadas Digitais

Trabalhadores são convocados a participar e fortalecer a luta da classe trabalhadora nas redes sociais e nas ruas

Resolução da CUT defende construir greve geral para barrar o golpe

Mais oito membros de Comitês Sindicais tomam posse em Porto Alegre