Companheiros Marcelo Pereira e Joyce Teresinha foram eleitos com 49 votos
14/06/2016

Na manhã fria desta terça-feira aconteceu a eleição do comitê sindical na fábrica HidroJet. Com 49 votos a favor e 1 nulo, a chapa única composta pela companheira Joyce Teresinha Sehnem Gomes e pelo companheiro Marcelo Pereira do Nascimento foi eleita para ajudar e ampliar a organização dos trabalhadores e trabalhadoras na luta dentro da fábrica.
A importância do CSE
Diferente das chamadas Comissões de Fábrica, o CSE – Comitê Sindical de Empresa faz parte da estrutura orgânica do sindicato e está previsto em seu estatuto. A inclusão do CSE no organograma do sindicato fortalece a representatividade da diretoria ao exigir que os dirigentes estejam ligados diretamente à base.
O CSE amplia a organização dos trabalhadores e trabalhadoras no local de trabalho e agiliza a solução de problemas e conflitos. É ele quem negocia diretamente com a empresa, tanto temas de interesse coletivo quanto problemas individuais.
Entre várias atribuições, cabe ao CSE fiscalizar o cumprimento da legislação e dos instrumentos coletivos, encaminhar reivindicações dos trabalhadores e negociar condições específicas de trabalho na empresa. É ele também que se encarrega de negociar a adequação da aplicação da legislação trabalhista à realidade da empresa e à vontade dos trabalhadores, por meio dos acordos coletivos de trabalho.
A existência de um comitê sindical dentro da empresa pode representar uma comunicação franca e aberta entre interlocutores sociais atuando no espaço da empresa em que há o primeiro contato, ou o primeiro conflito, entre o trabalhador e determinada chefia. A possibilidade concreta de solução de conflitos e composição de interesses logo no nascedouro permite uma negociação mais forte. Quando há espaço para o entendimento, há menos conflito.