Coletivo Gabi reúne metalúrgicas gaúchas para avaliarem campanhas salariais

Enchente de maio que assolou parte do RS impactou diretamente na capacidade de mobilização e nas negociações

Dezenas de metalúrgicas participaram da reunião virtual do Coletivo “Gabi” de Mulheres da Federação dos Trabalhadores Metalúrgicos do RS (FTM-RS), na noite desta quinta-feira (22). Os relatos sobre as campanhas salariais e a projeção dos próximos encontros marcaram a atividade.

Na abertura do encontro foi lido o poema “Força em Aço e Alma”, elaborado pela diretora do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre (STIMEPA), Taise Gonçalves Almeida. “Somos a força que move o metal. Somos a alma que desafia o tempo. E nessa união de corpos e mentes. Traçamos o futuro com esperança. Mulheres metalúrgicas, nunca sozinhas. Juntas, somos inquebráveis”, diz um trecho da poesia.

As participantes relataram como foram as negociações das campanhas salariais nas suas bases e discutiram próximos passos e estratégias futuras. Uma característica deste ano foi a diferença entre os acordos fechados, por conta da enchente de maio que assolou parte do RS e impactou diretamente as negociações.

A vice-presidente da FTM-RS, Eliane Morfan enfatizou a importância de as mulheres ocuparem cada vez mais os espaços nas entidades sindicais e nas negociações com os patrões. “Sabemos que é um espaço desafiador, mas ninguém melhor que a nós, mulheres, para defendermos as nossas pautas.”

A dirigente também abordou o papel que tem as atividades do Coletivo Gabi. “Independente do tamanho da agenda, temos umas às outras e nossas reuniões e encontros nos fortalecem e energizam as nossas lutas, tanto nos sindicatos e nas fábricas”, acredita Eliane.

A coordenação do encontro foi por conta da educadora popular, Lurdes Santin. Ela destacou a campanha “Feminicídio Zero – Nenhuma violência contra a mulher deve ser tolerada”, lançada no último dia 07 de agosto pelo Ministério das Mulheres. “A data é o aniversário de 18 anos da Lei Maria da Penha, um importante marco para as mulheres brasileiras”, disse.

Por fim, ficou definido que o encontro de encerramento do Coletivo Gabi será realizado no dia 6 de dezembro, em Porto Alegre com as diretoras das entidades filiadas à Federação. Já o grande Encontro Estadual do Coletivo está previsto para a segunda quinzena de março, em Cidreira.

Fonte: FTM-RS

Compartilhar

Veja também

Justiça garante redução de jornada a pais de crianças com autismo

Lei destinada a servidores federais é referência para decisões na inciativa privada. Redução de jornada para o cuidado com filhos PCD garante princípios da dignidade humana e promove igualdade de oportunidades

Parceria entre Integrar e CUTRS avança na qualificação de dirigentes sindicais do RS

Com foco na comunicação eficaz com a classe trabalhadora, iniciativa promovida pelo Macrossetor da Indústria da CUT-RS e o Instituto Integrar-RS, faz parte de um esforço contínuo de qualificação dos dirigentes

Metalúrgicos aprovam pauta da campanha salarial e reivindicam reajuste com aumento real

A assembleia deliberou por unanimidade a posição que será defendida nas mesas de negociação.