Centrais reafirmam que diálogo com governo deve incluir Pauta Trabalhista

Encontro instalou o Fórum Intersetorial de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência

07/08/2015

As Centrais CUT, Força Sindical, UGT, Nova Central, CTB e CSB se reuniram no dia 5 de agosto, em São Paulo, com os ministros Miguel Rossetto (Secretaria-Geral da Presidência), Carlos Gabas (Previdência) e Manoel Dias (Trabalho). para debater a construção de uma nova “agenda positiva” que inclua itens da Pauta Trabalhista. Com a reunião, o governo sinalizou o desejo de retomar o diálogo com o movimento sindical, abalado com o agravamento da crise econômica, o arrocho fiscal e a adoção de medidas que afetam direitos trabalhistas.

Como resultado do encontro, ficou definida a instalação do Fórum Intersetorial de Debates sobre Políticas de Emprego, Trabalho, Renda e Previdência, cuja criação foi anunciada pela presidente Dilma Rousseff por ocasião do 1º de Maio, mas que não saiu do papel. A primeira reunião oficial do Fórum – que será constituído de representantes dos trabalhadores, empregadores, aposentados e do governo – ficou marcada para 2 de setembro, às 15 horas, em Brasília.

O Fórum, que será constituído por representantes das Centrais, aposentados, empresários e governo, faz parte do esforço do Planalto de construir uma “agenda positiva” e debater as demandas dos setores sobre o mercado de trabalho, previdência e política econômica.

Compartilhar

Veja também

Plebiscito Popular encerra votação com 2,1 milhões de votos em todo o país

28 de fevereiro é Dia Mundial de Combate à LER/DORT

Conselho de Sindicatos planeja campanha salarial e debate os desafios econômicos. Reunião contou com apresentação do economista do Dieese que apresentou dados sobre inflação e impacto no custo de vida, enquanto advogadas da Federação ressaltaram a importância da Convenção Coletiva para garantir direitos.

Trabalhadores da Nexteer conquistam bonificação salarial, aumento de 5% e melhor qualidade na cesta básica em troca de mudança na jornada

O pacote de benefícios foi negociado pelo Sindicato com a empresa como uma forma de compensar os trabalhadores pela troca na escala de trabalho imposta pelo MPT-RS