Brasileiros estão entre os mais preocupados com a aposentadoria

90% dos brasileiros se dizem preocupados com sua situação financeira após a aposentadoria

A aposentadoria é preocupação constante da maioria dos profissionais de todo o mundo – e o Brasil está entre os países em que mais pessoas têm dúvidas sobre como irão se sustentar quando a vida profissional chegar ao fim. É o que mostra uma pesquisa da Accenture com mais de 8 mil trabalhadores de 15 países, com idades entre 25 e 60 anos.

Segundo o levantamento, 90% dos brasileiros se dizem preocupados com sua situação financeira após a aposentadoria. É mais do que a média global, de 82%, e o quinto país em que o índice é mais alto. Apenas 13% dos brasileiros estão confiantes de que a atual situação financeira, incluindo suas economias e investimentos, será suficiente para o sustento após o fim da vida profissional. A média global é de 16%. Os países mais otimistas nesse sentido são a Índia, que desponta no ranking da pesquisa com 39% das pessoas confiantes com o futuro, e a China, onde 28% pensam o mesmo.

A pesquisa apontou ainda que a maioria dos profissionais considera necessário economizar agora para se manter no futuro, com 66% dos brasileiros admitindo ser “muito importante” investir na aposentadoria. Mas também descobriu que a falta de informação sobre as opções disponíveis é grande ? no Brasil , 60% dizem que não entendem completamente as possibilidades para o futuro, e 64% não sabem quanto precisam economizar hoje para garantir o mesmo nível de vida quando se aposentarem do emprego. Menos de um quarto dos brasileiros (20%) já fizeram algum tipo de investimento em aposentadoria privada.

Por: UOL Economia

Compartilhar

Veja também

Brasil supera Europa e Japão no destino de investimentos

Trabalhadores terceirizados da Refinaria Alberto Pasqualini no RS entram em greve contra as péssimas condições de trabalho na Petrobrás

os trabalhadores reivindicam reembolso da passagem de ida e voltam, vale-refeição de 1.300 reais, serão aos sábados, pagos a 100%, nivelação do salários com as demais refinarias do Brasil, entre outras pautas.

CUT-RS e entidades filiadas discutem reajuste do piso regional