Delegação do Sindicato participa da abertura do 1º Congresso do Grupo Hospitalar Conceição

O Centro de Eventos da FIERGS, em Porto Alegre, recebeu no dia de ontem, a abertura do 1º Congresso do Grupo Hospitalar Conceição (GHC), que traz como tema “Emergências climáticas, cuidados integrados e participação social: desafios para o fortalecimento do SUS”.

O evento reúne até sábado (30) mais de 2,4 mil participantes de todos os estados brasileiros e de outros seis países, entre gestores, trabalhadores da saúde, representantes de conselhos de controle social, prefeitos, secretários de saúde e especialistas internacionais, além de usuários do SUS. A programação promove seminários, conferências, debates e sistematização de propostas que deverão resultar em uma carta a ser encaminhada para a COP30, em Belém (PA).

Entre os congressistas esteve presente uma delegação do Sindicato dos Metalúrgicos da Grande Porto Alegre, representando a categoria e os inúmeros trabalhadores que utilizam o SUS. Para os dirigentes, acompanhar uma discussão tão importante é parte do compromisso de defender políticas públicas que garantam saúde e dignidade à classe trabalhadora. “Estamos honrados de participar do congresso e trazer nossa visão de trabalhadores”, afirmou Marcelo Nascimento, diretor de Saúde do Sindicato.

A parceria entre o Sindicato e o GHC é histórica, especialmente através da Escola Mesquita, onde jovens do programa Jovem Aprendiz realizam suas práticas na rede hospitalar. Essa experiência soma anos de cooperação e mostra o compromisso de formar trabalhadores críticos e comprometidos em transformar qualitativamente a sociedade.

Foto: divulgação

Durante a cerimônia de abertura, o presidente do GHC, Gilberto Barichello, destacou a importância do encontro: “Aqui está a prova de que o SUS vale a pena”, afirmou.

A programação do congresso inclui atividades simultâneas como a Feira de Iniciativas de Sustentabilidade Ambiental e Saúde, a Mostra de Trabalhos e Narrativas do GHC e de Estudantes da Área da Saúde, a Mostra Fotográfica e de Filmes sobre as Emergências Climáticas, o Congressinho voltado ao público infantil, e a Tenda de Educação Popular em Saúde.

Diretores do Sindicato junto ao presidente do GHC

Um dos pontos altos será neste sábado (30), quando será assinado o contrato entre o GHC e o BNDES, no valor de quase R$ 1 bilhão, para a unificação do Hospital Fêmina e do Hospital da Criança Conceição em uma nova estrutura ao lado do Hospital Conceição, na zona norte de Porto Alegre. A solenidade contará com a presença do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, e do diretor de Planejamento e Projetos Estratégicos do BNDES, Nelson Barbosa.

Foto: divulgação

O 1º Congresso do GHC, ao mesmo tempo em que celebra a trajetória de uma instituição fundamental para a saúde pública, reforça o compromisso de trabalhadores, especialistas e movimentos sociais com a defesa e o fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhar

Veja também

Jornalista chama de vadios e vagabundos quem defende as 40h semanais

Saiba o que é e qual a importância do acordo e da convenção coletiva de trabalho

Nesta matéria, você vai entender o que é negociação coletiva, quais os modelos, qual a importância dos acordos firmados, o que eles garantem e saber de conquistas que os dirigentes de sindicatos conseguiram em duras negociações feitas com empresários.

País gerou 1,77 milhão de empregos formais em 2009, diz ministério